Anthony Hopkins: Conheça algumas curiosidades sobre o aniversariante do dia
Cavaleiro da Rainha, ator, diretor, produtor e vencedor do Oscar, Anthony Hopkins é quase uma unanimidade quando o assunto é atuação. Hoje (31), no último dia do ano, o astro britânico apaga velinhas.
Completando 84 anos de idade e com uma carreira iniciada ainda nos anos 1950, Hopkins tem muita história para contar. E certamente uma trajetória repleta de curiosidades.
Por isso, o Cineclick resolveu coletar algumas informações surpreendentes sobre o eterno Hannibal Lecter.
Títulos e mais títulos
Atuando desde os anos 1950, o ator britânico conta com mais de 140 créditos no currículo, como O Silêncio dos Inocentes, Hannibal, Hitchcock, Meu Pai, Dois Papas, Amistad, Nixon, Vestígios do Dia, Thor, Thor: O Mundo Sombrio, Transformers: The Last Knight, Encontro Marcado, O Homem Elefante, A Máscara do Zorro, Westworld, entre outros.
Reconhecimentos
E como era de se esperar, com um currículo tão vasto assim, uma hora ou outra, o ator seria reconhecido pelo Oscar. Ao todo, Hopkins coleciona seis indicações no maior prêmio do cinema com duas vitórias.
Sua primeira indicação — e vitória — só aconteceu na sua maturidade, em 1992, como melhor ator por O Silêncio dos Inocentes. Na época, ele já tinha 55 anos.
O mais sábio da classe
A segunda vitória de Hopkins no Oscar, curiosamente, também na categoria de melhor ator, aconteceu em 2021. Por Meu Pai, o ator destronou a indicação póstuma — e favorita — de Chadwick Boseman, por A Voz Suprema do Blues.
Aliás, o novo troféu ganhado por Anthony também o colocou em um patamar de recordista: aos 83 anos, ele se tornou o homem mais velho a ganhar um prêmio de atuação.
Desistir?
Em 2016, durante uma entrevista ao The Guardian, o ator e confessou que praticamente todos os dias considerava parar de atuar. Contudo, ele sempre era convencido do contrário ao receber um bom roteiro.
Cavaleria
Hopkins é reconhecido como cavaleiro — mas não estamos falando sobre equitação. Em 1993, o ator foi reconhecido pela Rainha Elizabeth II com o título de “Sir”, ao ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico, por seus serviços prestados com ator.
Chamado
Quando Hopkins tinha 15 anos, ele conheceu o lendário ator Richard Burton. Com o encorajamento de Burton, Anthony resolveu se matricular na Faculdade de Música e Drama em Cardiff, onde encontrou sua vocação. Posteriormente, ele ingressaria na Royal Academy of Dramatic Art, em Londres, mas antes, passou dois anos servindo da Artilharia Real com o Exército Britânico
Decoreba
Com uma impressionante memória, Hopkins afirmou que nunca teve dificuldade em decorar textos para atuar em filmes ou peças. Durante as filmagens de Amistad, o ator chocou o restante do elenco e a equipe de produção ao memorizar completamente um monólogo de sete páginas, em uma cena no tribunal. Foi necessário apenas um take para registrar o momento, que você pode rever a seguir.
Piscou? Perdeu!
Em O Silêncio dos Inocentes, Hopkins também decidiu não piscar enquanto entregava suas falas como canibal Hannibal Lecter. Sua intenção era a de tornar o personagem ainda mais assustador.
Falando em piscar, no filme, o ator só não passa despercebido pelo nível da performance. Com somente 24 minutos em tela, Hopkins tem o segundo papel mais curto da história a vencer o Oscar.
Maioral
O American Film Institute classificou sua performance em O Silêncio dos Inocentes como extremamente assustador. Com isso, o personagem foi colocado no primeiro lugar na lista dos 100 maiores vilões e heróis de todos os tempos da sétima arte.
Nosso presidente
Hopkins tem a distinção de ser o único ator a interpretar dois presidentes americanos diferentes. Ele viveu o Richard Nixon em Nixon, e John Quincy Adams em Amistad.