cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Anthony Hopkins: Conheça algumas curiosidades sobre o aniversariante do dia

    Ator vencedor do Oscar tem uma série de papéis icônicos em filmes universalmente aclamados
    Por Da Redação
    31/12/2021 - Atualizado há 6 meses

    Cavaleiro da Rainha, ator, diretor, produtor e vencedor do Oscar, Anthony Hopkins é quase uma unanimidade quando o assunto é atuação. Hoje (31), no último dia do ano, o astro britânico apaga velinhas.

    Completando 84 anos de idade e com uma carreira iniciada ainda nos anos 1950, Hopkins tem muita história para contar. E certamente uma trajetória repleta de curiosidades.

    Por isso, o Cineclick resolveu coletar algumas informações surpreendentes sobre o eterno Hannibal Lecter. 

    Títulos e mais títulos

    Atuando desde os anos 1950, o ator britânico conta com mais de 140 créditos no currículo, como O Silêncio dos Inocentes, Hannibal, Hitchcock, Meu Pai, Dois Papas, Amistad, Nixon, Vestígios do Dia, Thor, Thor: O Mundo Sombrio, Transformers: The Last Knight, Encontro Marcado, O Homem Elefante, A Máscara do Zorro, Westworld, entre outros. 

    Reconhecimentos

    E como era de se esperar, com um currículo tão vasto assim, uma hora ou outra, o ator seria reconhecido pelo Oscar. Ao todo, Hopkins coleciona seis indicações no maior prêmio do cinema com duas vitórias.

    Sua primeira indicação — e vitória — só aconteceu na sua maturidade, em 1992, como melhor ator por O Silêncio dos Inocentes. Na época, ele já tinha 55 anos. 

    O mais sábio da classe

    A segunda vitória de Hopkins no Oscar, curiosamente, também na categoria de melhor ator, aconteceu em 2021. Por Meu Pai, o ator destronou a indicação póstuma — e favorita — de Chadwick Boseman, por A Voz Suprema do Blues

    Aliás, o novo troféu ganhado por Anthony também o colocou em um patamar de recordista: aos 83 anos, ele se tornou o homem mais velho a ganhar um prêmio de atuação. 

    Hopkins levou o prêmio de melhor ator em 1992 por O Silêncio dos Inocentes ao lado de sua colega de filme, Jodie FosterDivulgação

    Desistir?

    Em 2016, durante uma entrevista ao The Guardian, o ator e confessou que praticamente todos os dias considerava parar de atuar. Contudo, ele sempre era convencido do contrário ao receber um bom roteiro. 

    Cavaleria

    Hopkins é reconhecido como cavaleiro — mas não estamos falando sobre equitação. Em 1993, o ator foi reconhecido pela Rainha Elizabeth II com o título de “Sir”, ao ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico, por seus serviços prestados com ator. 

    Chamado

    Quando Hopkins tinha 15 anos, ele conheceu o lendário ator Richard Burton. Com o encorajamento de Burton, Anthony resolveu se matricular na Faculdade de Música e Drama em Cardiff, onde encontrou sua vocação. Posteriormente, ele ingressaria na Royal Academy of Dramatic Art, em Londres, mas antes, passou dois anos servindo da Artilharia Real com o Exército Britânico

    Hopkins nasceu em 31 de dezembro de 1937Reprodução

    Decoreba

    Com uma impressionante memória, Hopkins afirmou que nunca teve dificuldade em decorar textos para atuar em filmes ou peças. Durante as filmagens de Amistad, o ator chocou o restante do elenco e a equipe de produção ao memorizar completamente um monólogo de sete páginas, em uma cena no tribunal. Foi necessário apenas um take para registrar o momento, que você pode rever a seguir.

    Piscou? Perdeu!

    Em O Silêncio dos Inocentes, Hopkins também decidiu não piscar enquanto entregava suas falas como canibal Hannibal Lecter. Sua intenção era a de tornar o personagem ainda mais assustador.

    Falando em piscar, no filme, o ator só não passa despercebido pelo nível da performance. Com somente 24 minutos em tela, Hopkins tem o segundo papel mais curto da história a vencer o Oscar. 

    Maioral

    O American Film Institute classificou sua performance em O Silêncio dos Inocentes como extremamente assustador. Com isso, o personagem foi colocado no primeiro lugar na lista dos 100 maiores vilões e heróis de todos os tempos da sétima arte. 

    Nosso presidente

    Hopkins tem a distinção de ser o único ator a interpretar dois presidentes americanos diferentes. Ele viveu o Richard Nixon em Nixon, e John Quincy Adams em Amistad

    Leia também