Aquarius e Elle são eleitos os melhores filmes de 2016 pela Abraccine
Filmes são julgados por críticos de todo pais
A Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) divulgou, nesta segunda feira (16), os melhores filmes de 2016. As produções Aquarius e Elle foram eleitas as produções do ano.
Na categoria longa metragem concorreram mais de 400 filmes lançados em circuito comercial entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de dezembro de 2016. Na categoria curta metragem apenas filmes brasileiros lançados em 2016 concorreram.
A escolha dos vencedores foi feita através de enquetes, trocas de ideias e discussões entre os associados da Abraccine pelo Brasil. Os vencedores foram filmes polêmicos do último ano.
Aquarius acompanha Clara, uma mulher à frente de seu tempo que se recusa a abaixar a cabeça para a vida. Seja quando se nega a vender sua casa, seja quando enfrenta o discurso conservador dos filhos. É a personificação da resistência. Já Elle segue Michelle, moradora de um condomínio de luxo em Paris que teve sua casa invadida e foi violentada por um homem mascarado, mas tudo muda quando ela e o criminoso se envolvem em um jogo sexual perigoso.
A Associação existe desde 2011 e é a primeira entidade nacional a reunir críticos de cinema de todas as regiões do pais.
Confira os Vencedores:
Melhor Filme Brasileiro: Aquarius – Kleber Mendonça Filho
Melhor Filme Estrangeiro: Elle – Paul Verhoeven
Melhor Curta Metragem: Estado Itinerante – Ana Carolina Soares