'Arquivo 81' é o terror que faltava na sua lista da Netflix
Infelizmente cancelada sem mais nem menos pela Netflix, Arquivo 81 é uma bela série de terror, capaz de realmente criar suspense, mistério, momentos bizarros e criar um clima de tensão.
Estrelado por Mamoudou Athie (Caixa Preta) e Dina Shihabi (Altered Carbon) nos papéis principais, a série chegou ao top 10 da Netflix com uma trama assustadora e personagens interessantes.
E você precisa assistir!
Arquivo 81
Arquivo 81 é uma série de terror sobrenatural inspirada no famoso podcast homônimo, mas a história aqui é algo original e bem construída.
A trama gira em torno do arquivista Dan Turner (Mamoudou Athie). Após aceitar um misterioso trabalho para restaurar fitas de vídeo danificadas de 1994, ele percebe que está reconstruindo o documentário investigativo da diretora Melody Pendras (Dina Shihabi) sobre uma perigosa seita.
Cada vez mais envolvido na história, Dan fica obcecado por descobrir o que aconteceu com Melody. Conforme a série se desenrola nessas duas linhas temporais, os dois personagens formam uma misteriosa conexão e ele se convence de que pode salvá-la do desfecho aterrorizante que sofreu 25 anos atrás.
Opinião
Uma intrigante mistura de horror e filme noir, a série oferece emoções variadas, terror sobrenaturais e uma narrativa viciante.
Arquivo 81 tem sim seus clichês e momentos preguiçosos, afinal, não estamos falando de uma série perfeita, mas um dos fatores que faz ela se destacar é a atmosfera de opressão criada ao redor dos dois protagonistas e o terror pulp, que lembra o que vimos em Lovecraft Country, uma das melhores séries já feitas e cancelada de forma injusta.
A narrativa é intrigante e, apesar de começar lenta, se torna muito intrigante conforme os capítulos passam.
A série tem elementos de filmes de terror como O Exorcista, o Chamado e A Bruxa de Blair ao misturar found footage, fitas de vídeo amaldiçoadas (possessão demoníaca e mitologia sobrenatural. Os sustos e a atmosfera vêm desses elementos, mas as partes mais provocativas da série dependem do profundo medo do isolamento.
Alguns momentos a série lembra também O Iluminado, com um homem isolado, sem saber se as coisas que aconteceu à sua volta são reais ou não.
A forma como Dan e Melody se encontram através dos sonhos, estendendo a mão um para o outro, e transcendendo o continuum espaço-tempo torna a série ainda mais atraente e assustadora.
Arquivo 81 é provocante e incômodo. É uma rara série de TV de terror que faz excelente uso de sua premissa e ideias já intrigantes.
Vale, demais, ver essa série.
E você precisa assistir!
A série da Netflix é de arrepiar e é capaz de conquistar quem curte um bom terror, mas também quem gosta de ficção científica e histórias bizarras.
E é digna de maratona!