cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    As incríveis miniaturas cinematográficas de Sebastian Jern

    Cineasta sueco vem fazendo o maior sucesso ao recriar cenários grandiosos em miniaturas
    Por Thamires Viana
    13/05/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Já imaginou ver um cenário grandioso de Hollywood em cima de uma mesa? Parece impossível, não é? Bom, não para Sebastian Jern, cineasta e artista visual sueco que faz um trabalho impressionante criando lindos cenários com materiais do dia a dia, incluindo alimentos, isopor e plásticos.

    Com um projeto intitulado Hollywood Em Uma Mesa, feito em parceria com o site Artlist, o sueco recriou em miniatura cenários conhecidos dos fãs de cinema, incluindo Avatar, 2001: Uma Odisséia no Espaço e Blade Runner: O Caçador de Andróides. Em entrevista ao blog do Artlist, Jern contou que a ideia é mostrar como é possível diminuir os custos de produção de um longa usando as miniaturas e os efeitos de pós-produção em cenas abertas.

    "Minha parte favorita é inspirar outros cineastas. Gosto muito de ensinar e divido todas as minhas produções com material de bastidores para que outras pessoas possam se inspirar e tentar fazer algo semelhante", diz ele.

    Sobre o processo criativo, Jern revelou que faz pesquisa de cores e texturas para obter o melhor resultado possível e que, sim, é uma rotina bem trabalhosa, como já é de se imaginar. 

    "No conjunto inspirado em Blade Runner, por exemplo, eu realmente gostei de criar todas as partes - a mão, os pés, o rosto - para tentar obter as mesmas cores e a mesma vibração do  clássico cyberpunk original. Para a parede de Game of Thrones, usei cerca de 5 mil cortes individuais de faca no isopor para criar esse tipo de sensação de geleira dura de uma parede espessa.", revelou ele.

    Com o auxílio de câmeras especiais, Jern resgata a magia e a grandiosidade dos sets usando a pós-produção para inserir os efeitos desejados.

    Você pode conferir no vídeo abaixo: 

    Em seu Instagram oficial que já conta com mais de 90 mil seguidores, o cineasta compartilha vídeos e fotos dos processos criativos e mostra em detalhes os materiais usados para os trabalhos. Há árvores feitas com brócolis, florestas de alfaces e dunas recriadas com tomates. 

    "Meu objetivo principal é ter um grande estúdio porque todos os meus sets ficam no meu armário. Eu também quero continuar combinando CGI com minhas habilidades práticas para criar efeitos visuais legais e contar histórias épicas no futuro", afirmou ele na entrevista.

    Confira alguns dos trabalhos de Sebastian Jern:

    Continua após o anúncio

    Veja também: