cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Ator da Marvel tem carreira secreta e de luxo em Hong Kong

    Ex-vilão em Homem de Ferro e estrela em Shang-Chi, Tony Leung é ator premiado pelo Festival de Cannes
    Por Da Redação
    07/09/2021 - Atualizado há 21 dias

    Tony Leung pode não ser um nome muito conhecido pelos fãs da Marvel, mas isso está prestes a mudar: o ator chinês ganhou um papel de muito destaque em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, nova produção do estúdio de histórias em quadrinho. 

    O que os fãs do MCU não esperam é que, fora da companhia de HQs, o ator pode ser considerado um astro de cinema do primeiro escalão. Mas não em Hollywood, e sim, em Hong Kong. 

    Saiba mais.

    George Clooney da Ásia

    Muito bem-quisto em Hong Kong, Tony Leung tem 59 anos e coleciona performances inesquecíveis com os diretores mais renomados do mercado asiático. Atuando há quatro décadas, ele é o verdadeiro muso de alguns nomes como Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain e As Aventuras de Pi), John Woo (A Outra Face), Andrew Lau (Conflitos Internos) e seu amigo pessoal, e colaborador frequente, Wong Kar Wai.

    As produções de Wong Kar Wai, em particular, que dão o verdadeiro toque de midas à carreira de Leung. Visto em títulos como Amores Expressos (1994), Felizes Juntos (1997), Amor à Flor da Pele (2000) e 2046: Os Segredos do Amor (2004), nos quais interpretou papeis variados, de um amante gay a um confuso burocrata, Tony conseguiu mostrar sua versatilidade em diversas produções diferentes do autor. 

    Aliás, em Amor à Flor da Pele, tido como um dos títulos mais respeitados do século XXI por inúmeras publicações como Entertainment Weekly, Empire, BBC e Time Out, Leung não possui somente o respaldo da crítica, como também o da indústria. Pela produção, Tony Leung foi condecorado com uma vitória na categoria de melhor ator na 53.ª edição do Festival de Cannes.

    Seção #TBT: Leung já venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes, em 2000Divulgação (Festival-Cannes.com)

    Respeito e cifrões

    Fora do mercado japonês, críticos, comentaristas e até mesmo pessoas influentes da indústria também tecem elogios constantes à Leung, amplamente considerado o melhor ator de Hong Kong de sua geração. 

    Ele já foi nomeado pela CNN como um dos "25 maiores atores da Ásia de todos os tempos". Já o crítico e ensaísta, Daniel Eagan, foi além e já o apontou como, possivelmente, o melhor ator de todos os tempos

    Todo esse respeito também pode significar outra coisa: muita grana. De acordo com publicações, em produções atuais, Leung lucra por volta de HK$ 60 milhões por filme - o equivalente a US$ 10,4 milhões. 

    Leia também