cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Ator e diretor Ênio Gonçalves morre em São Paulo

    Ele deixa duas filhas e a esposa Maura Faustino
    Por Daniel Reininger
    06/10/2013

    O ator e diretor  Ênio Gonçalves morreu, aos 70 anos, neste sábado (5) em São Paulo, vítima de falência renal.

    O corpo será cremado às 11h de domingo no Crematório Vila Alpina, na zona leste da cidade. Ênio estava internado no hospital Sancta Maggiore, no bairro Paraíso e concorre a prêmios na mostra Première Brasil do Festival de Cinema do Rio com os filmes Terno e O Homem Sensorial. O resultado sai no dia 10.

    Nascido em agosto de 1943 no Rio Grande do Sul, Ênio trabalhou em mais de 40 filmes, 20 novelas e atuou em 50 peças de teatro. Formado em jornalismo, ele estudou direção de cinema no Centro Experimental de Cinematografia, em Roma, na Itália.

    Escreveu mais de 20 peças e entre os filmes de seu currículo estão Filme Demência (1985), Anjos do Arrabalde (1987) e Garotas do ABC (2004) --este último de Carlos Reichenbach, com o qual conquistou o troféu Candango de melhor ator do Festival de Brasília, em 2003. Também recebeu dois prêmios no Rio Cine Festival.

    Na TV apareceu em novelas como Pedra Sobre Pedra, da TV Globo, mas também atuou na Bandeirantes e na Cultura, além das extintas Tupi e Manchete.

    O ator foi casado com as atrizes Miriam Mehler e Maria Isabel de Luzandra. Atualmente, vivia com a também atriz Maura Faustino. Ele deixa duas filhas, Fernanda e Manuella Gonçalves.