cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Atraso e tom de desagravo marcam volta do Festival de Paulínia

    Prefeito classifica gestão anterior de maldosa e imbecil; realizadores apoiam retomada em manifesto
    Por Roberto Guerra
    12/12/2013
    Festival de Paulínia

    Quase duas horas de atraso e overdose de música natalina ao som do Coral das Luzes de Paulínia, que teve de repetir todo seu repertório no palco do Theatro Paulo Gracindo por conta do atraso das autoridades locais. Assim teve início o 5º Paulínia Film Festival na noite desta quarta-feira (11). O evento ocorreu pela última vez em 2011 e teve sua edição seguinte cancelada por questões políticas.

    Pensada para ser uma espécie de Hollywood brasileira, a cidade do interior paulista usou dinheiro proveniente dos royalties do petróleo para montar uma estrutura envolvendo estúdios de gravação, escolas de cinema e escritório de captação para projetos. O empreendimento foi deixado de lado pelo ex-prefeito José Pavan Junior (PSB), que abandonou a estrutura do polo, interrompeu editais e cancelou o festival de cinema da cidade.

    Não à toa o ex-prefeito Edson Moura (PMDB), idealizador do projeto na década de 90, e o atual prefeito e seu filho, Edson Moura Jr. (PMDB), transformam a noite da retomada num momento de desagravo político. Moura pai, mais contido, preferiu elucidar suas motivações: "A maior riqueza de Paulínia hoje é o petróleo, mas é uma riqueza finita. Pensei o projeto como um substituto econômico de longo prazo para a cidade, porque a indústria do cinema é infinita".

    Seu filho, por sua vez, foi menos comedido. Classificou a atitude do ex-prefeito José Pavan Junior de "maldosa e imbecil" e em seguida disse que sua gestão continuará investindo para resolver os problemas sociais do município. A declaração faz alusão à justificativa que Pavan Junior deu para encerrar as atividades do polo de cinema: usar os recursos em programas sociais. O argumento de Pavan não convenceu a opinião pública e soou como revanchismo à época.

    Embates políticos de lado, a boa notícia para a população da cidade e o meio cinematográfico é que medidas efetivas foram tomadas para que desmandos políticos não joguem dinheiro público na latrina. A secretária de cultura Mônica Trigo anunciou acordo de cooperação federativa entre Governo Federal e Ministério da Cultura de adesão ao SNC (Sistema Nacional da Cultura), o que tecnicamente impede futuras gestões de interromperem o projeto como ocorreu em 2012.

    A classe cinematográfica foi representada no evento pelo cineasta Toni Venturi, que subiu ao palco para ler manifesto de apoio à volta das atividades do polo de cinema. O documento foi assinado por 244 profissionais, entre diretores, produtores, artistas e técnicos. Venturi citou alguns signatários, como os diretores Hector Babenco (presente ao evento) e Fernando Meirelles.

    Após os pronunciamentos, os mestres de cerimônia Rubens Ewald Filho e Henri Castelli chamaram ao palco os realizadores do longa Confia em Mim, produção inteiramente rodada em Paulínia que tem como protagonistas os atores Mateus Solano e Fernanda Machado. O filme dirigido pelo estreante Michel Tikhomiroff tem previsão de estreia para março de 2014.

    O 5º Paulínia Film Festival segue até 14 de dezembro. Confira a programação do dia:

    12 DE DEZEMBRO (QUINTA-FEIRA)

    11h – 13h: Workshop: Filmando no Polo Cinematográfico de Paulínia
    Local: Auditório Carlos Tontoli - Paço Municipal

    14h – 16h: Mostra Infantojuvenil Stop Motion
    Exibição de curtas produzidos por alunos da Escola Stop Motion de Paulínia, seguida do longa-metragem UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA
    Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo

    15h – 17h: Workshop: Processo Criativo em efeitos especiais para cinema
    Convidado: Kino Scialabba
    Apresentação de making of de efeitos visuais em computação gráfica (vfx) produzidos para os filmes mais recentes, como Homem-Aranha, Branca de Neve, Oblivion, etc. Exibição de artes conceituais, matte painting e storyboards para a produção de filmes e as necessidades de conceito, direção de arte e desenvolvimento da história e como eles funcionam juntos. Como criar o seu próprio estilo e onde buscar inspiração e assim construir um portfólio de sucesso.
    Local: Top Cine Plex – Paulínia Shopping

    19h: Homenagens aos profissionais premiados nas edições anteriores
    Theatro Municipal Paulo Gracindo

    20h: exibição do longa-metragem ENTRE VALES (presenças confirmadas do diretor e elenco)
    Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo