cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Atriz de Desejo e Perigo é banida da mídia chinesa

    Por Da Redação
    07/03/2008

    Não bastando a censura que os filmes recebem na China, cujos órgãos governamentais muitas vezes editam novas versões de longas-metragens para que sejam exibidos nas salas do país, agora a cultura enfrenta mais um problema: banimento. É por isso que passa a atriz Tang Wei, protagonista de Desejo e Perigo, drama dirigido por Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain).

    Wei protagoniza quentes cenas de sexo no drama, que se passa durante os anos 50, na China. As cenas foram cortadas do longa quando exibido no país, mas isso não foi o suficiente ao governo. Agora, ela está completamente banida de qualquer mídia chinesa, conforme reportou nesta sexta-feira (7/3) a agência de notícias local Greater China.

    Um memorando interno da Administração Estatal do Rádio, Cinema e Televisão da China, órgão que controla as mídias no país, enviou para estações de televisão e mídia impressão a proibição da veiculação dos anúncios de uma marca de cosméticos estrelada por Tang. A atriz recebeu aproximadamente US$ 830 mil para protagonizar a campanha publicitária. Os representantes de Tang não se pronunciaram sobre o assunto, muito menos o governo chinês.

    Todos os programas de TV e premiações ocorridas na China foram notificados de excluir Tang e os realizadores de Desejo e Perigo de suas listas de convidados. O jornal Oriental Daily, de Hong Kong, afirmou que tópicos sobre o filme e/ ou a atriz em fóruns on-line foram sumariamente deletados.

    Um porta-voz do Asian Film Awards, premiação que terá (ou teria?) Tang como uma das apresentadoras do evento no próximo dia 17, negou ter recebido qualquer tipo de comunicado relacionado à atriz do governo chinês. Não ficou claro, portanto, se o banimento também se estende ao território de Hong Kong, onde o evento em questão será realizado.

    Desejo e Perigo é o primeiro papel de destaque na carreira de Tang Wei, de 28 anos. Sua atuação como uma mulher dividida entre a paixão por um homem e pela causa revolucionária fez com que a atriz acumulasse elogios. O drama foi recebido com controvérsia na China não somente pelas fortes cenas eróticas, mas também pelo conteúdo político. Alguns chineses até viajaram a Hong Kong na estréia para assistir ao filme em versão sem cortes, com as famigeradas cenas de sexo, fazendo com que o longa faturasse US$ 6,2 milhões em Hong Kong, tornando-se o filme chinês de maior faturamento no país em 2007.

    Desejo e Perigo estréia o Brasil em 2 de maio.