cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Avatar: James Cameron terá que entregar o roteiro à Justiça

    Eric Ryder afirma ser o autor da história de Avatar, que teria sido copiada.
    Por Felipe Minozzi
    24/01/2013

    Em dezembro de 2011, o escritor Eric Ryder entrou com um processo contra James Cameron e sua produtora, a Lightstorm Entertainment. O motivo seria uma história chamada KRZ 2068, escrita por ele entre 1996 e 1998 e que, segundo Ryder, teria sido copiada por Avatar em diversos aspectos.

    Na última quarta-feira, o juiz norte-americano Alan Rosenfield, do Tribunal Superior de Los Angeles, ordenou que os advogados de Ryder tenham acesso ao roteiro original do filme, obrigando Cameron a entregar o material.

    Os rascunhos foram poupados, e apenas a versão final do roteiro chegará às mãos dos advogados de Ryder.

    Não é de hoje que se fala da falta de originalidade de Avatar. Um mini-roteiro do filme animado Pocahontas, da Disney, chegou a circular na internet com os nomes dos personagens substituídos pelos de Avatar.

    Vale lembrar que Avatar é o filme mais rentável da história do cinema, tendo arrecadado mais de US$ 2,7 bilhões ao redor do mundo. Titanic, o segundo da lista com US$ 2,1 bilhões, também é assinado por Cameron.

    As duas sequências de Avatar já estão sendo desenvolvidas, e serão filmadas simultaneamente. Será que alguém vai reivindicar a autoria dos próximos longas? Te cuida, James Cameron!