Awake, da Netflix, não cumpre promessa de grande suspense apocalíptico
Awake mal estreou e já é o novo sucesso da Netflix. Com uma premissa interessante, o suspense apocalíptico tem subido cada vez mais no Top 10 da plataforma.
Na trama, um evento global impede as pessoas de dormirem e uma mãe precisa fazer de tudo para preservar a vida de sua filha, que é uma das únicas pessoas capaz de dormir em sua cidade.
Saiba mais do sucesso e veja nossa opinião:
Sem dormir
Na trama, algo aleatório (que é mal explicado) avaria todos os aparelhos eletrônicos e também impede a humanidade de conseguir dormir, o que condena a todos a morrerem em questão de dias.
Obviamente, o caos toma conta do mundo e Jill, uma ex-militar com um passado turbulento, pode ter a chave da cura: sua filha. Agora, ela precisa lutar para salvar a filha e o mundo antes que seja tarde demais, mas a privação de sono logo começa a mostrar seus efeitos.
Opinião
Awake pode ter uma temática interessante, mas é um filme de desastre superficial, incapaz de segurar a atenção do espectador ao longo de seus 96 minutos.
Embora trate de uma questão séria, a importância do sono e pincele como a privação de sono é usada como forma de interrogatório, ou melhor, tortura, pelo exército norte-americano, o filme não consegue se aprofundar no tema para criar uma discussão e nem divertir o suficiente para valer o tempo investido.
É uma produção com alguns bons momentos, mas a promessa de história intrigante resulta em expectativas que o filme não consegue cumprir. No fim, é um road movie apocalíptico com foco numa família sem graça.
Para ser justo, existem alguns sustos e momentos esquisitos capazes de gerar tensão e paranóia, mas não é suficiente para fazer desse um filme algo realmente válido. Principalmente pelas resoluções simplórias que abusa para cada nova situação.
Pior ainda porque as atuações não ajudam. Ninguém do elenco é capaz de realmente simular uma pessoa com privação extrema de sono e os momentos dramáticos são bem fracos e, muitas vezes, fora de hora. Uma pena.
Entretanto, é curioso e curto o suficiente para incentivar o "play", mesmo sabendo que o filme não será bom como gostaríamos. Mas, ainda assim, vale o aviso: Veja Oxigênio, também da Netlix, no lugar desse filme.
Elenco e personagens
O longa conta com:
- Gina Rodriguez como Jill
- Ariana Greenblatt como Matilda
- Frances Fisher como Doris
- Shamier Anderson como Dodge
- Finn Jones como Brian
- Lucius Hoyos como Noah
- Gil Bellows como Dr. Katz
- Barry Pepper como pastor
- Jennifer Jason Leigh como Dra. Murphy
- Francesca Eastwood como Diana
Awake
O filme está disponível na Netflix, veja o trailer: