cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    BAFTA vai homenagear franquia Harry Potter

    Franquia mais bem-sucedida do mundo será representada por J.K. Rowling e David Heyman
    Por Da Redação
    03/02/2011

    A Academia Britânica de Cinema (BAFTA) anunciou que a cinessérie Harry Potter ganhará o troféu especial de Contribuição Britânica ao Cinema durante sua premiação deste ano. A escritora J.K. Rowling e o produtor David Heyman receberão a homenagem em nome da franquia, na cerimônia que ocorre em 13 de fevereiro, sediada na Royal Opera House, em Londres.

    O prêmio especial existe desde 1978, quando consagrou o time de efeitos especiais de Superman - O Filme. Desde então, a organização honrou artistas como Kenneth Branagh (Operação Valquíria), Mike Leigh (Simplesmente Feliz), Lewis Gilbert (Ilusões Perigosas), entre outros. 

    A franquia britânica começou nos cinemas em 2001, com Harry Potter e a Pedra Filosofal. Até agora, sete filmes foram lançados e tudo indica que a conclusão da série poderá ser vista em 15 de julho, com Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II. Foi aventada a possibilidade de novos filmes serem feitos, mas não há nenhuma confirmação até o momento. A série é a mais bem-sucedida da história do cinema, acumulando US$ 6,3 bilhões mundialmente - superando os US$ 5 bilhões que a franquia 007 conseguiu com 22 filmes.