cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Berlim 2001: Survivor inspira sátira

    Por Da Redação
    13/02/2001

    Hoje, a competição do Festival de Berlim está tomada por filmes orientais: Betelnut Beauty, da China, Inugami, do Japão, e Joint Security Area, da Coréia.

    Num dia como esses, o melhor é procurar as mostras paralelas, em especial o Panorama, que sempre traz ótimas surpresas. No Panorama de hoje, por exemplo, o destaque é o curioso Series 7 (comprado para distribuição nos cinemas brasileiros pela Alpha Filmes), uma mordaz sátira aos programas de maratonas como Survivor e a nossa versão abrasileirada, No Limite. Com a mesma estrutura desses programas, o filme tem ritmo de documentário, mostrando a rotina de cada um dos participantes e o que terão pela frente. Eles são os escolhidos para participar de um jogo mortal, onde ganha aquele que conseguir eliminar - literalmente - seus oponentes. Terão também de enfrentar a sobrevivente Dawn, que está grávida de oito meses e saiu viva de dois programas anteriores. Armados e quase a beira do desespero, eles lutam pela própria vida. O que é um ótimo incentivo para se ganhar um jogo.


    Dirigido pelo estreante Daniel Minahan, tem um humor ácido e um visual de cinema-verdade na linha de A Bruxa de Blair. A narração feita pela personagem principal e a falta de atores conhecidos reforçam seu tom documental, misturando ficção e realidade, num jogo em que não se sabe onde começa uma e termina a outra. É isso que prejudica o filme, já que perde o humor e se torna tão apelativo quanto os programas que o inspirou.