cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Biblioteca do Congresso vai preservar comédias de Blake Edwards e W.C. Fields

    Órgão escolheu 25 filmes entre blockbusters e cults
    Por Da Redação
    28/12/2010

    A Biblioteca do Congresso, órgão cultural mais antigo dos Estados Unidos e responsável por um rico acervo de filmes, livros, músicas e fotografias, anunciou os 25 filmes deste ano que passarão a ficar sob seus cuidados de preservação.

    O ecletismo de gêneros e tamanho das produções marcou a escolha dos títulos. Estão na lista blockbusters como Star Wars: Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980), de George Lucas, Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu (1980), com Leslie Nielsen, e produções cult, como Make Way for Tomorrow, de Leo McCarey, e Jogos e Trapaças – Quando os Homens São Homens, de Robert Altman.

    A lista também traz dois comediantes de peso: Blake Edwards, diretor de A Pantera Cor de Rosa que morreu no dia 16, e W.C. Fields [foto], conhecido pelo tipo beberrão mal humorado que não gosta de crianças, do qual será preservado It’s a Gift.

    “O Registro Nacional de Filmes [divisão da Biblioteca] é uma lembrança para a Nação que preserver nossa criatividade cinematográfica deve ser prioridade, posto que metade dos filmes produzidos antes dos anos 1950 e 90% dos realizados antes de 1920 já estão destruídos”, afirmou James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso.

    No Brasil, o principal órgão de preservação e restauração é o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, que recentemente restaurou o primeiro longa-metragem de Roberto Farias, Rico Ri à Toa (1957), exibido em 2010 no Festival do Rio. Um dos eventos marcantes deste ano também foi a projeção de outro longa restaurado, O Leão de Sete Cabeças, de Glauber Rocha, exibido no Festival de Brasília.