cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Blade' é o filme de herói que deu certo antes de X-Men

    Filme de 1998 abriu caminho para o sucesso dos mutantes nos cinemas
    Por Daniel Reininger
    30/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Há 23 anos, estreava um dos mais divertidos filmes de super-heróis dos cinemas: Blade - O Caçador de Vampiro, estrelado pelo fanfarrão Wesley Snipes e com roteiro de David S. Goyer, mesmo de  Batman Begins, Cavaleiro das Trevas e outros clássicos da DC.

    O longa da Marvel tem sim suas falhas, claro, mas já apresenta muita da energia que vemos nos filmes de super-heróis de hoje, com muita ação de qualidade e até mais violência do que o esperado para o um longa com classificação 14 anos.

    Relembre esse clássico e se anime para assistí-lo de novo no streaming, enquanto esperamos o novo filme chegar aos cinemas!

    O filme

    Na trama, Blade (Wesley Snipes) é meio humano e meio vampiro. Ele nasceu assim após sua mãe ter sido mordida enquanto estava grávida. Isso deu a Blade imortalidade e todos os poderes dos bebedores de sangue, mas não suas fraquezas.

    Com a ajuda de Whistler (Kris Kristofferson), seu mentor, ele usa seus dons justamente para combater os vampiros e vingar a morte de sua mãe. Agora há um inimigo em especial: Deacon Frost (Stephen Dorff), que planeja se tornar o líder dos seres da noite e guiá-los num grande ataque contra a humanidade.

    Elenco e personagens

    O longa conta com:

    • Wesley Snipes como Blade / Eric Brooks
    • Stephen Dorff como Deacon Frost
    • Kris Kristofferson como Abraham Whistler
    • N´Bushe Wright como Dra. Karen Jenson
    • Donal Logue como Quinn
    • Udo Kier como Dragonetti
    • Arly Jover como Mercury
    • Traci Lords como Racquel
    • Kevin Patrick Walls como policial Krieger
    • Tim Guinee como Dr. Curtis Webb
    • Sanaa Lathan como Vanessa Brooks, mãe de Blade
    Cena do Filme Blade 2Reprodução

    Origem

    A primeira aparição de Blade nos quadrinhos foi em 1973, época em que poucos personagens afro-americanos tinham espaço na mídia. Marv Wolfman e Gene Colan foram os seus criadores e eles aproveitaram a adição de vampiros no Universo da Marvel para garantir destaque ao herói.

    O personagem chegou a ter uma série de HQs durante os anos 80, mas foi cancelada quando as vendas caíram. Com o sucesso do primeiro filme, a Marvel retirou o personagem da aposentadoria, mas somente com aparições em outras revistas, como a do Homem-Aranha e Wolverine.

    O herói possui poderes como força, imunidade e velocidade sobre-humanas, mas também precisa de sangue para sobreviver, por isso invade hospitais na madrugada para roubar sangue e se alimentar, sem ferir humanos.

    O fato de possuir os poderes, mas poucas das fraquezas dos vampiros, caracteriza Blade como um Daywalker (andarilho do dia), nome que os vampiros costumam usar para descrevê-lo.

    Opinião

    É verdade que o enredo é um pouco raso, mas a ação de Blade é feroz, abundante e estilosa, perfeita para uma adaptação dos quadrinhos.

    Embora Blade seja uma adaptação de um personagem da Marvel Comics com Stan de produtor, este é um filme da Marvel feito bem antes do MCU, portanto, espere algo bem diferente. A obra tem bastante influência de filmes de ação dos anos 80 e 90 e manda bem demais nas cenas de ação, mas falta o humor que deu certo nos filmes atuais. Alguns diálogos do filme se beneficiariam se o roteiro se levasse menos a sério, como quando a mãe de Blade tenta envergonhá-lo ao chamá-lo de Eric.

    Blade é um terror de ação divertidamente macabro e empolgantemente, com uma energia contagiante e que apresenta até mesmo um protótipo do famoso efeito “bullet time”, um ano antes dos Wachowski torná-lo famoso em Matrix.

    Há uma cena extraordinária numa discoteca de vampiros, assim como cenários ocultos bizarros dignos do tema. O sangue escorrendo pelas paredes ornamentadas é algo marcante desse clássico. Infelizmente, os dois filmes seguintes não conseguiram manter essa energia, mas mesmo eles são salvos pela carisma do próprio Snipes, sempre imponente como o Caçador de Vampiros.

    Os efeitos especiais exagerados e repletos de sangue, as artes marciais bem coreografadas e o humor cínico de Blade são perfeitos para garantir uma boa diversão. Um verdadeiro entretenimento de qualidade, mesmo após tantos anos de seu lançamento.

    Assista

    O divertido primeiro filme da trilogia, que por sinal é o melhor deles, está disponível na HBO Max e vale ser visto e revisto. Não só porque é legal, mas também porque foi importante para a evolução dos filmes de super-herói e tem um lugar importante nessa história.

    Veja o trailer:

    Novo filme

    O novo Blade foi anunciado na San Diego Comic-Con de 2019, quando a Marvel revelou os projetos para suas Fases 4 e 5 nos cinemas. Ainda sem detalhes a respeito de seu enredo e sem data, a ideia da adaptação tem uma origem curiosa. O presidente da Marvel, Kevin Feige, comentou que foi procurado pelo ator vencedor de 2 Oscars sobre a ideia do longa: Mahershala Ali. Diante disso, o executivo achou impossível recusar.

    Embora Blade faça parte do MCU, certamente ele não se encontrará com os Vingadores tão cedo. Entretanto, uma vez no universo cinematográfico da Marvel, essa possibilidade é bem real e pode acontecer num filme futuro. Quem sabe, certo? 

    Veja mais