BR Distribuidora anuncia novos investimentos
A BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras voltada ao cinema, anunciou novos investimentos: um multiplex e um museu projetados por Oscar Niemeyer, uma academia e um prêmio para a área.
O multiplex e o museu do cinema ficarão no mesmo prédio, que será construído em Niterói. O desenho é de Oscar Niemeyer e o projeto fará parte do chamado "Caminho Niemeyer", local que a prefeitura da cidade está dedicando à área cultural. Os custos estão sendo levantados, mas estima-se que ficarão em torno de 5 milhões de reais. O início das obras está previsto para janeiro. Serão sete salas, administradas pelo Grupo Estação.
No anúncio de ontem, o presidente da BR Distribuidora, Luiz Antônio Viana, também disse que será criada uma Academia Nacional de Cinema. Uma de suas atribuições será bancar o Prêmio Brasil de Cinema, do Ministério da Cultura. A idéia surgiu com um convite do próprio Ministério para patrocinar o prêmio, que passa a se chamar Prêmio BR de Cinema. A Academia será composta por cineastas, atores, jornalistas e produtores, entre outros.
No ano passado, a BR Distribuidora investiu R$ 12 milhões. Este ano, o montante deve ficar em R$ 20 milhões.