cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Brasileira cria réplicas perfeitas de Central Perk e toca de Hobbit em miniatura

    Jaque Mello vive um sonho ao trabalhar com arte e cultura pop
    Por Daniel Reininger
    17/03/2021 - Atualizado há 6 meses

    Gosta de miniaturas de filmes e séries? Então você precisa conhecer o trabalho dessa brasileira! Jaque Mello recria cenários de filmes e séries com perfeição e seu trabalho ganha cada vez mais espaço no Instagram, onde já possui mais de 34 mil seguidores. 

    Entre seus trabalhos estão cenários de Friends, a toca do Hobbit de O Senhor dos Anéis, o Wilson de O Náufrago, a sala de Stranger Things e o portão de Jurrassic Park.

    Conversamos com a artista para saber um pouco mais sobre seu trabalho:

    Paixão pela arte

    Tudo começou em 2014, quando ela fez o apartamento da Monica da série Friends em miniatura. A repercussão foi grande. Aí, a partir de 2016, ela e o marido Guilherme passaram a produzir quadros decorativos utilizando cenários  em miniatura com temas que amam ou sob demanda. 

    "Sempre amei artesanato e, desde criança, aprendo toda arte que me ensinassem, assim comecei fazer crochê, tricô, macramê, costura, pintura em tecido. Há 8 anos, encontrei miniaturas de cadeiras numa loja de artesanato e comprei para customizar. Logo entrei em grupos de miniaturistas no Facebook e descobri que era um mundo muito mais interessante do que eu imaginava", diz Jaque.

    Ela levou seis meses para fazer o primeiro apartamento. "Na primeira vez que vi aquelas rebuscadas casas de boneca vitorianas  pensei: 'São maravilhosas, mas a casa dos meus sonhos em miniatura é a da Mônica de Friends'. Foi meu objetivo desde o começo. Aprendi tudo na internet em tutoriais e com a ajuda de alguns miniaturistas que são meus amigos até hoje", conta.

    "Desde então, essa experiência em trabalhar com arte vem nos enchendo de orgulho e satisfação por deixar cada pessoa feliz com nosso trabalho".

    Vivendo um sonho

    Hoje, as miniaturas são a única renda da família. "Trabalhei até recentemente como telefonista, mas o que eu amo mesmo são as miniaturas e a cultura pop. Hoje vivo um sonho. Sou muito apaixonada pelo meu trabalho. Não é fácil porque tudo é 100% artesanal e a gente procura profissionalizar, aprender novas técnicas".

    Jaque ainda falou um pouco sobre o amor pela cultura pop. "Meu filme preferido da vida é A Viagem de Chihiro, assistiria ele todos os dias. Amo tudo do Studio Ghibli na verdade. Também sou apaixonada por comédia romântica anos 90, como O Casamento do Meu Melhor Amigo. Com Parasita, passei a amar filmes coreanos. Amo seriados de todos os gêneros, minha 'série conforto' sempre foi Friends, assisto a trabalho e a lazer (risos),  mas também amo Anos Incríveis, Breaking Bad, The Office, The Good Place, Bates Motel".

    Até por seu amor à cultura pop, são muitos os cenários que ela gostaria de recriar no futuro. "Queria fazer o apartamento da mulher gato de Batman - O Retorno porque ele é rosa e tem um neon incrível na parede.", comenta.

    E Sobre fazer algo de seu longa favorito, comenta: "Tudo nesse filme me emociona, não saberia nem por onde começar. É tudo tão lindo".

    Quem não ia querer um porta-chaves desses?

    Cena de A Viagem de ChihiroReprodução

    Recentemente,  o Youtuber Felipe Neto se rendeu ao trabalho da artista e até postou foto do seu cenário. "De agosto de 2019 a outubro de 2020, trabalhei nesse cenário pro Felipe e agora estou fazendo o apartamento da Mônica pra ele. É uma das oportunidades profissionais mais incríveis que já tive", revela.

    Felipe Neto se rendeu ao trabalho da artista

    Felicidade no trabalho

    Jaque e seu marido sempre procuram se profissionalizar e passaram até a fazer animações utilizando uma das técnicas mais icônicas do cinema. "Agora começamos a fazer stop motion com as miniaturas", conta.

    Sem dúvidas, esse é um trabalho que traz felicidade à artista. "Não consigo mencionar uma alegria só. Eu sou muito bagunceira, caótica e quando finalmente a miniatura sai perfeita do meio do caos é uma ótima sensação (risos). O carinho do meu público no Instagram também é incrível, são pessoas que sempre me colocam para cima, se interessam pelo que faço, dão ideias. No meio de tanto hate na internet, eu sou privilegiada de ter seguidores maravilhosos e acolhedores", comemora. 

    Entretanto, a ansiedade é um dos desafios a superar. "Os processos dão muito trabalho, ainda mais com a minha ansiedade. Como é tudo feito a mão, às vezes o trabalho dá errado, não sai como o esperado. O mais difícil é lidar com a frustração", revela a artista. 

    Mas o resultado vale a pena e disso não temos dúvida!

    Você pode encomendar sua própria miniaturas pelo Instagram da Jaque Mello Miniaturas. Os quadros variam de 119 até 179 reais, dependendo do modelo. 

    Veja alguns trabalhos dela:

    Veja as miniaturas

    Jaque Mello e seu cenário de Friends em miniaturaDivulgação