Brasileiros competem no Festival de San Sebástian
Os atores brasileiros Matheus Nachtergaele, com A Festa da Menina Morta, e Werner Schumann, com Sol na Neblina, estão entre os seis finalistas do prêmio Cine em Construção da 55ª edição do Festival de Cinema de San Sebástian. O festival começa hoje e se estende até dia 29 de setembro.
A premiação nessa categoria irá condecorar filmes ainda inacabados, ajudando-os na finalização das obras de diretores independentes.
Na competição oficial, 16 filmes, sendo dois da América Latina, vão concorrer pelo prêmio máximo do concurso, a Concha de Ouro de Melhor Filme. Nela o cinema latino-americano será representado pelos filmes Encarnación (Argentina), de Anahí Berneri e Matar a todos (Uruguai), do diretor Esteban Schoroeder.
O Brasil apresentará produções de peso também no concurso específico para a América-Latina, com a sessão Horizonte. Estarão concorrendo Baixio das Bestas, de Cláudio Assis, A casa de Alice, de Chico Teixeira, Otávio e as Letras, de Marcelo Masagão e A Via Láctea, de Lina Chamie
Na última edição do festival a Concha de Ouro foi recebida por dois filmes Nivemang, do iraniano Bahman Ghobadi, e o francês Mon fils à moi, de Martial Fouregon.
A abertura do Festival ocorre hoje com a exibição de Eastern Promisses, de David Cronenberg.