cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Brasileiros competem no Festival de Toulouse

    Por Da Redação
    01/03/2007

    Os filmes brasileiros A Casa de Alice, de Chico Teixeira, e Baixio das Bestas, do cineasta pernambucano Cláudio Assis (Amarelo Manga), foram selecionados para participar da mostra competitiva do Festival de Toulouse, dedicado ao cinema latino. Os filmes entram na disputa pelo prêmio Coup de Coeur na 19ª edição do evento, realizada entre os dias 16 e 25 de março, na França. Os dois longas não são os únicos destaques brasileiros no festival: o ator Lázaro Ramos (Cidade Baixa) será um dos homenageados da edição, ao lado dos cineastas chilenos Raúl Ruiz (O Tempo Redescoberto) e Cristián Sánchez

    Em entrevista coletiva realizada ontem (28), em Paris, a diretora do festival, Esther Saint-Dizier, anunciou a programação com quase 200 filmes. Além dos filmes brasileiros já citados, também estão na competição os argentinos Ciudad en Celo, de Hernán Gaffet, e La Marea, de Diego Martínez Vignatti; os mexicanos El Cobrador, de Paul Leduc, e Familia Tortuga, dirigido por Rubén Imaz Castro; e o cubano Madrigal, de Fernando Pérez.

    O Festival de Tolouse também será a mostra Descobrimento, que abrange produções dirigidas por estreantes, e também a Panorama, sobre cineastas cujas carreiras já são consagradas, Documentários e Curtas-Metragens. Também será realizada uma retrospectiva com a cinematografia de Raúl Ruiz, desde Tres Tristes Tigres (1968), seu primeiro filme, a Días de Campo, rodado em 2004. A desconhecida obra de Cristián Sánchez também será revisitada, descrito por Esther como "um dos cineastas mais originais e interessantes do Chile". Lázaro Ramos será homenageado dentro da mostra Negro Brasil, sobre a presença negra no cinema brasileiro.

    A Casa de Alice foi exibido no último Festival de Berlim e Baixio das Bestas venceu o 36º Festival de Roterdã, no começo de fevereiro deste ano.