cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Brigitte Bardot é condenada por racismo

    Por Da Redação
    11/05/2001

    O Tribunal de Apelações de Paris confirmou ontem a condenação contra Brigitte Bardot por provocação ao ódio e à violência racial. A primeira decisão saiu no dia 15 de janeiro deste ano, que multou a ex-atriz em US$ 4.200.

    A acusação se baseou em um livro da atriz, Le Carré de Pluton, publicado em outubro de 1999, com um texto intitulado "Carta Aberta à Minha França Perdida".

    No texto, Bardot critica o número de imigrantes muçulmanos na França, suas práticas de sacrifício de animais durante cerimônias religiosas e o número de mesquitas "enquanto nossos campanários de igrejas se calam porque não há padres". Bardot conclui o livro indagando se não devia deixar a França, ao não encontrar "o respeito e a estima que lhe são cotidianamente negados".

    "O Tribunal de Apelações avaliou que Bardot, com a desculpa de defender os animais, extrapolou nas críticas aos costumes muçulmanos, levando o leitor a rechaçar a população muçulmana na França", diz em comunicado o Movimento contra o Racismo e pela Amizade entre os Povos (MRAP), parte civil no processo.