cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Brokeback Mountain' completa 16 anos com história de amor atemporal

    Longa estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal foi lançado em 03 de fevereiro de 2006

    Por Thamires Viana
    03/02/2022 - Atualizado há 6 meses

    Há exatos 16 anos, no dia 03 de fevereiro de 2006, chegava aos cinemas brasileiros o drama O Segredo de Brokeback Mountain, longa estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal.  

    Dirigido por Ang Lee, a emocionante produção segue a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger), dois jovens caubóis que se apaixonam no início da década de 1960 e enfrentam os conflitos que envolvem esse amor.

    Brilhante em narrativa e atuações, não era segredo para ninguém que o longa era um dos favoritos para levar o Oscar de melhor filme em 2006, mas a história de amor entre homens fez com que boa parte dos conservadores da Academia torcessem o nariz na época.

    Para celebrar o lançamento de O Segredo de Brokeback Mountain, relembramos a trama, as curiosidades sobre o filme.

    Vem com a gente:

    Trama

    Baseado no conto homônimo da escritora e jornalista norte-americana Edna Annie Proulx, o filme conta a história dos jovens caubóis Jack Twist, personagem de Jake Gyllenhaal, e Ennis Del Mar, vivido pelo saudoso Heath Ledger

    Durante um trabalho temporário na montanha Brokeback, no inverno de 1963, eles se conhecem e se apaixonam perdidamente um pelo outro. Embora Jack se case com Lureen (Anne Hathaway) e Ennis com Alma (Michelle Williams), o sentimento dos dois permanece intacto.

    Ao mesmo tempo, o relacionamento entre eles causa espanto na sociedade rural, fazendo com que o amor traga dolorosos conflitos para suas vidas.

    Relembre imagens do filme

    Fatos curiosos

    Bastidores

    Heath Ledger e Michelle Williams se conheceram e se apaixonaram nos bastidores do filme em 2004. Ela deu à luz a Matilda, filha deles, pouco antes da estreia do filme em 2005 nos Estados Unidos. O ator Jake Gyllenhaal, inclusive, foi convidado para ser o padrinho da criança. O casal se separou em 2007 após três anos juntos e Heath, infelizmente, faleceu em 2008 após uma overdose acidental. 

    Insegurança

    Heath Ledger afirmou em entrevistas que ficou inseguro em aceitar o papel quando este foi oferecido pela primeira vez. Quem o encorajou foi Naomi Watts, atriz com quem ele namorava na época. Após fazer uma releitura do roteiro, o ator viajou até Taiwan para encontrar o diretor Ang Lee pessoalmente e aceitar o trabalho.

    Que perigo!

    As cenas entre os personagens Jack e Ennis, muitas vezes, eram repletas de abraços e beijos intensos. Por conta disso, relatos dos bastidores dizem que o ator Jake Gyllenhaal quase fraturou o nariz após uma cena de beijo com Heath Ledger.

    Era ele!

    A escritora do conto que inspirou o filme, Edna Annie Proulx, enviou aos atores uma cópia original e autografada de sua história. Na dedicatória de Gyllenhaal, ela escreveu "Para Jake", mas na de Ledger colocou "Para Ennis". Anos mais tarde ela comentou que embora tenha sido um erro, decidiu manter assim pois sentiu que o ator encarnou Ennis exatamente da forma que ela imaginou.

    Preparação

    Michelle Williams pediu que seus Ledger e Gyllenhaal se beijassem na frente dela para ajudá-la a preparar o lado emocional de sua personagem, Alma. Como também estava envolvida com Ledger na vida real, ela sentiu que isso a ajudaria em sua interpretação no filme.

    Oscar

    Na noite do Oscar de 2006, Ang Lee revelou abertamente nos bastidores que estava decepcionado por perder o prêmio de melhor filme, embora tenha ganhado o de melhor diretor. Ele também revelou estar triste por Ledger não ter sido eleito como melhor ator pois acreditava que era uma das melhores performances do ator no cinema. O filme que venceu naquele ano foi Crash - No Limite, o que causou o espanto de todos na cerimônia. 

    (via IMDb)

    Opinião

    "O Segredo de Brokeback Mountain mostra de forma bastante sensível a luta que eles travam contra si mesmos a fim de escapar desse sentimento, extremamente condenado na época. Por isso, o romance é permeado de violência, paixão e relutância. Mas tudo mostrado de forma muito sincera, e esse é o grande trunfo do filme, graças, especialmente, à atuação de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. Os dois jovens galãs mostram-se ao mesmo tempo relutantes e envolvidos pelo que acontece entre os personagens. Essa dicotomia nas atitudes é essencial para que o espectador entenda a culpa que sentem, sempre permeada pela paixão, o amor e o carinho que existe entre os dois caubóis."

    Leia a crítica completa

    Leia também: