cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CANNES 2008: Ensaio Sobre a Cegueira divide críticos

    Por Da Redação
    15/05/2008

    Enquanto alguns elogiam o novo filme de Fernando Meirelles, outros o consideram deprimente. São basicamente essas as críticas díspares que Ensaio sobre a Cegueira está recebendo depois de abrir oficialmente o Festival de Cannes.

    James Christopher, crítico do jornal britânico The Times escreveu que foi "a abertura mais deprimente para um festival internacional que eu já vi". Ele também critica os organizadores do evento dizendo que "depois da glamurosa esteira rolante de estrelas no ano passado, para comemorar os 60 anos sensacionais de estréias de filmes artísticos, o festival apagou as luzes de Natal, apertou o cinto e voltou ao austero negócio de mostrar os auto flagelados diretores-autores do futuro", conclui.

    O La Nación, da Argentina, declarou que a trama foi recepcionada com certa frieza, mas ressaltou a importância política que o filme tem. O jornal também afirma que houve muitas análises em Cannes que compararam a produção a desastres naturais como o causado pelo "furacão Katrina, a fome da Somália e os excessos na Guerra do Iraque".

    Mark Savage, da BBC, fez uma crítica mais amena, ressaltando as peculiaridades do longa, que também estão no livro. Os personagens não têm nomes: são apenas conhecidas como "o primeiro homem cego", "doutor" ou "a menina com os óculos escuros".

    Já o jornal brasileiro Folha de São Paulo conta que o filme recebeu aplausos por cinco minutos dos astros internacionais que estavam presente, como Cate Blanchett (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) e Eva Longoria (Tempos de Violência).

    O filme é uma adaptação do premiado livro escrito por José Saramago, que mostra uma inexplicável epidemia de cegueira branca que se alastra rapidamente. Todos os cegos são enviados para um hospital psiquiátrico abandonado, onde ficam isolados do mundo. O elenco do filme é composto por Julianne Moore (Pecados Íntimos), Mark Ruffalo (Zodíaco), Alice Braga (Eu Sou A Lenda), Danny Glover (Manderlay), Gael García Bernal (Babel), Sandra Oh (Esperança e Preconceito), Jorge Molina, Katherine East e Scott Anderson.

    Ensaio sobre a Cegueira estréia no Brasil em 12 de setembro.