cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CANNES 2008: Premiados de Un Certain Regard são revelados

    Por Da Redação
    25/05/2008

    Foram apresentados neste domingo (25/5) os vencedores da mostra paralela Un Certain Regard (Um Certo Olhar), que apresenta filmes de diretores iniciantes no Festival de Cannes. O consagrado ator brasileiro Matheus Nachtergaele (Cidade de Deus) representava o país na seleção com sua estréia na direção, A Festa da Menina Morta, entre os 20 trabalhos apresentados este ano. No entanto, seu trabalho não foi premiado pelo júri oficial, presidido pelo cineasta alemão Fatih Akin (Contra a Parede).

    O Melhor Filme da seleção foi Tulpan. Dirigido por Sergey Dvortsevoy, trata-se do drama sobre um jovem que acaba de completar o serviço militar no Cazaquistão. Na volta, luta para construir sua própria vida. "Nossa missão ao premiar trabalhos em Un Certain Regard foi considerar a qualidade e riqueza do que nos foi oferecido", justificou Akin durante o anúncio dos vencedores.

    "Como prova de nosso entusiasmo, o júri pede ao festival a permissão de honrar outros dois filmes este ano", completou o presidente do grupo. Desta forma, além do longa de Dvortsevoy, também foram premiados em Cannes trabalho japonês Tokyo Sonata, de Kiyoshi Kurosawa (nenhum parentesco com o mestre do cinema japonês Akira Kurosawa), e o alemão Wolke 9, de Andreas Dresen. O documentário Tyson, de James Toback, também foi citado pelo júri. O filme que conta a história do polêmico boxeador Mike Tyson foi lembrado pelo grupo como "o nocaute de Un Certain Regard". O Prêmio da Esperança foi dado a Johnny Mad Dog, drama de Jean-Stéphane Sauvaire sobre um grupo de crianças que atuam na violenta guerra civil de um país africano não-identificado.