cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CANNES 2010: Ministro italiano planeja boicotar festival

    Por Da Redação
    08/05/2010

    De acordo com a agência de notícias Reuters, o ministro da Cultura da Itália, Sandro Bondi, vai boicotar o Festival Internacional de Cinema de Cannes, que começa na próxima semana.

    O motivo seria o documentário Draquila, da comediante Sabina Guzzanti, que critica a falta de interesse do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, em relação à população da cidade de L’Áquila (Itália), que sofreu com o terremoto que matou mais de 300 pessoas, em 2009.

    Para Bondi, que é um forte aliado de Berlusconi, o documentário é uma propaganda que ofende a verdade e todo o povo italiano, por isso sua projeção é incabível. Ele chegou a recusar o convite de participar do festival.

    Apesar de o primeiro-ministro dizer que a reestruturação da cidade, após a tragédia sísmica, foi uma das suas maiores preocupações, o documentário procurou explorar o lado interesseiro das relações entre o povo e Berlusconi, que tinha como objetivo elevar sua popularidade.

    Apesar da ameaça de boicote, por parte de Sandro Bondi, líderes da oposição de centro-esquerda criticaram essa decisão. Fabio Giambrone, do partido Itália de Valores, criticou o ato: "Berlusconi e seu governo estão se tornando cada vez mais intolerantes à sátira e à liberdade de expressão".

    O Festival de Cannes começa no dia 12 e termina em 23 de maio.