Carlos Manga debate os anos de ouro da Atlântida no Rio de Janeiro
Nesta terça-feira (23/2), o diretor Carlos Manga (Matar ou Correr) participará do debate Os Anos Dourados da Atlântida, no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro. O veterano cineasta falará dos primeiros filmes brasileiros à chanchada carnavalesca, além de exibir trechos de filmes seus.
O evento faz parte do ciclo Histórias do Cinema em Questão: As Indústrias de Sonhos, série de oito palestras que traçam um breve panorama dos cinemas brasileiro e americano, especialmente em algumas de suas manifestações mais representativas. As palestras são ilustradas com projeção de cenas raras sobre musicais, humor e o western de Hollywood. A Vera cruz, o cinema brasileiro, a era de ouro da Atlântida, a história do cinema e o filme noir serão abordadas por cineastas brasileiros consagrados, críticos, cinéfilos e estudiosos de cinema.
Além de Manga, serão palestrantes: Ruy Castro (O Humor em Hollywood), Rodrigo Fonseca (O Western que Hollywood Inventou), Sérgio Batista (Filme Noir: O Mistério Cor de Cinza), Susana Schild (O Sonho da Vera Cruz), Ely Azeredo (O Cinema Brasileiro no Século 21), Silvio Tendler (O Cinema na História e a História) e João Máximo (Os Musicais do Cinema: 90 Anos e Canto e Dança).
O evento tem curadoria do jornalista João Máximo. O ciclo contará também com a presença do radialista Luiz Carlos Saroldi, que atuará como mediador da série.
HISTÓRIAS DO CINEMA EM QUESTÃO: AS INDÚSTRIAS DE SONHOS
Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
Informações: (21) 3808-2020
De 23 de fevereiro e 1º de junho de 2010
Sempre às terças-feiras, às 18h30
Grátis (senhas na bilheteria, uma hora antes do evento)