cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Carlos Reichenbach ataca no You Tube

    Por Da Redação
    25/12/2007

    O cineasta Carlos Reichenbach (Bens Confiscados) é um homem que se dedica a muitas tarefas além de seus próprios filmes, como o blog Reduto do Comodoro, no qual, desde 2004, divulga raridades e achados do cinema, música, cultura e o que de mais interessante acontece por aí.

    Grande entusiasta do compartilhamento de idéias e troca de informações culturais pela internet, Reichenbach leva o Comodoro a uma nova etapa: sua própria página no site de vídeos You Tube, a Reichenbomber. Segundo o próprio cineasta, "no blog sempre ficou muito restrito ao texto. Então, essa foi uma forma que encontrei de compartilhar imagens e é sempre interessante falar de cinema com imagem em movimento".

    Aos 62 anos, Reichenbach continua experimentando. Munido de uma máquina fotográfica digital, vídeos que baixa da própria rede e material de seu arquivo pessoal, faz o que chama hai kai fílmicos, pequenas anetodas ou poemas de imagens, com a ajuda de um software amador de edição. Entre eles, Artéria, sua própria operação de cateterismo. "A edição é uma forma de experimentar esse material que estava guardado. Vou usar as imagens no meu próximo filme", explica em entrevista por telefone.

    O vídeo mais visto da página é o belo Murilolendo, homenagem ao poeta Murilo Mendes, no qual o próprio diretor, família e amigos - como os cineastas Joel Pizzini (500 Almas) e o crítico Jairo Ferreira - lêem trechos e frases de sua obra.

    No blog e no site de vídeos do diretor, já está disponível uma prévia de seu novo filme, Falsa Loira, cuja primeira exibição se deu no 40º Festival de Cinema de Brasília e recebeu um Troféu Candango para Djin Sganzerla como Melhor Atriz Coadjuvante.

    Falsa Loira, com estréia prevista para 25 de abril de 2008, abrirá a próxima Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre na cidade mineira de 18 a 26 de janeiro do próximo ano.