cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CCBB do RJ terá sessões para deficientes visuais

    Por Da Redação
    31/08/2007

    A partir deste mês, os deficientes visuais contarão com uma programação especial no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Amanhã (1º), será realizada a primeira sessão aberta ao público dentro do projeto Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito. Às 17h, será exibido o longa-metragem O Invasor, dirigido por Beto Brant.

    O projeto é destinado para espectadores com deficiência visual. Para isso, o CCBB equipou sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados com o recurso da audiodescrição, tecnologia que descreve as cenas dos filmes. Até dezembro, será exibido um filme por mês neste novo formato, integrado na mostra Cinema Nacional Legendado, voltada para deficientes auditivos.

    Nova tecnologia - Para este projeto, foi desenvolvida uma nova técnica, que permite descrever as cenas que não têm som no filme, ao mesmo tempo em que preserva o áudio original, a fim de possibilitar a compreensão de quem não pode ver as imagens na tela. Com este novo processo, que grava e transmite as "imagens" por fones às pessoas com deficiência visual, o filme pode ser repetido inúmeras vezes. Até então, no Brasil, a audiodescrição era feita ao vivo por atores especialmente treinados para narrar o que se vê nas telas.

    Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito
    Filme: O Invasor
    Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro)
    Rua Primeiro de Março, 66 - 1º andar
    Centro
    Rio de Janeiro - RJ
    1º de setembro, às 17h
    Entrada Franca (distribuição de senhas uma hora antes da sessão)
    Informações: (21) 3808-2070