Chernobyl: Saiba tudo sobre a minissérie da HBO

Atração retrata os detalhes do acidente nuclear ocorrido em 1986

27/04/2020 19h30

Por Thamires Viana

Em 2019, a HBO trouxe para seu catálogo de streaming a minissérie Chernobyl, produção que conta os detalhes do acidente nuclear ocorrido na usina 4 entre os dias 25 e 26 de abril de 1986. Sucesso de público e crítica, a série levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Minissérie em 2019.

Para lembrar os 34 anos do acidente, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a atração.

Saiba mais sobre Chernobyl: 

Trama

Chernobyl segue os eventos em torno do acidente nuclear de 1986, e em cinco episódios conta as histórias dos corajosos homens e mulheres que fizeram sacrifícios incríveis para salvar a Europa do desastre total. Os episódios abordam o desastre acontecido após a explosão na usina nuclear e o trabalho dos funcionários para avaliarem os danos. Entre eles está o engenheiro-chefe adjunto Anatoly Dyatlov, que ao saber pelos relatórios que o núcleo do reator "sumiu", envia homens para investigar. 

Elenco e Produção

Dirigida por Johan Renck, a série traz um elenco liderado por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson, além de nomes como Adam Nagaitis, David Dencik, Jessie Buckley e Paul Ritter. O roteiro foi assinado por Craig Mazin.

O que é ficção na atração?

Chernobyl não é 100% fiel à história já que, como toda produção baseada em fatos, inclui alguns personagens e momentos para dar ênfase ao enredo. Segundo relatos de Oleksiy Breus, um ex-operador da usina, algumas coisas foram acrescentadas na atração.

A personagem Ulyana Khomyuk, física nuclear que investiga o que provocou a explosão, não existiu. Interpretada pela atriz Emily Watson, ela é uma mistura de todos os profissionais que trabalharam nas investigações do acidente. Além disso, o julgamento de Valery Legasov, personagem de Jarred Harris, também não existiu na vida real. Tido como um crítico das políticas soviéticas na série, Legasov não desafiou ou denunciou os responsáveis pela administração da usina. Ele sequer esteve presente no julgamento dos acusados pelo acidente.

Prêmios

Chernobyl foi uma das grandes vencedoras do Globo de Ouro em 2020, incluindo o de Melhor Minissérie ou Telefilme, Melhor Ator em Minissérie para Jarred Harris, Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie para Stellan Skarsgard e Melhor Atriz Coadjuvante para Emily Watson.

Já no Emmy a atração saiu vitoriosa nas categorias de Melhor Minissérie, Melhor Roteiro para Minissérie e Melhor Direção em Minissérie para Johan Renck.

Relembre o acidente nuclear de Chernobyl

No dia 26 de abril de 1986, há exatos 34 anos, acontecia o acidente nuclear de Chernobyl, usina localizada perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia. O desastre aconteceu quando o reator 4 da usina nuclear explodiu e lançou material radioativo em grande quantidade. A grave explosão ocorreu durante um teste de segurança, no qual mais tarde foi comprovado que teve os sistemas de segurança de emergência e de regulagem intencionalmente desligados.

O número total de vítimas, incluindo mortos e pessoas que tiveram sequelas, ainda é uma questão controversa entre pesquisadores. Durante o acidente os efeitos da explosão causaram duas mortes dentro da instalação. Nos dias e semanas seguintes, cerca de 134 militares foram hospitalizados com síndrome aguda da radiação, dos quais 28 bombeiros e funcionários morreram em meses.

A catástrofe de Chernobyl é considerada até hoje o acidente nuclear mais desastroso da história.

Onde ver

A atração de cinco episódios está disponível no catálogo da HBOGo.

Veja também:

Saiba quais são as séries da HBO disponibilizadas de graça


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus