cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cidade de Deus é censurado

    Por Da Redação
    12/07/2002

    O último longa-metragem de Fernando Meirelles, Cidade de Deus, foi classificado pelo Ministério da Justiça como impróprio para menores de 18 anos. Os produtores haviam requisitado a liberação a maiores de 14. A descrição do filme, dada pela Secretaria Nacional de Justiça, órgão responsável pela classificação de filmes e programas de TV, foi a seguinte: "consumo de drogas, extrema violência, alta tensão e desvirtuamento absoluto de valores éticos", que foi suficiente para a determinação da censura.

    A decisão pegou o diretor de calças curtas, já que o público-alvo do filme são justamente os adolescentes. A idéia era realizar a exibição de Cidade de Deus nas escolas. Segundo Meirelles, "é impossível, depois de assistir a esse filme, achar legal ser bandido". Baseado no livro homônimo de Paulo Lins, o filme relata, do ponto de vista de uma criança, o desenvolvimento do tráfico no morro carioca, durante os anos 70.

    O presidente Fernando Henrique Cardoso deve assistir ao longa em sessão especial na próxima sexta, dia 19.

    Cidade de Deus foi exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes de 2002 e tem estréia marcada no Brasil em 30 de agosto.