cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cillian Murphy, de Batman à Peaky Blinders

    Conheça a trajetória do ator que completa 45 anos hoje!
    Por Cauê Nessin
    25/05/2021 - Atualizado há 17 dias

    A carreira de Cilliam Murphy, nosso querido Tommy Shelby de Peaky Blinders, tem uma longa trajetória não somente pelo universo das artes visuais, mas também em outros nichos da indústria de entretenimento.

    Embora tenha sido o papel de Espantalho, vilão no filme Batman: Begins (2005), que tenha direcionado os holofotes para o ator, sua jornada começou há muito tempo.

    Confira a seguir uma série de curiosidades sobre a promissora carreira de Cilliam Murphy, que completa 45 anos de idade hoje! Sim, no dia do Orgulho nerd!

    As raízes de Cillian Murphy

    Nascido em 25 de maio de 1976, em Douglas, Irlanda, Cillian Murphy foi criado em uma família de educadores, isto é, seus pais, tios e avós eram todos professores.

    Murphy tinha muitos talentos musicais desde a infância, sendo bastante habilidoso com instrumentos de corda e no canto. Quando criança, seu sonho era se tornar um rockstar.

    Não é por coincidência que ele chegou a ser compositor, guitarrista, pianista e vocalista de uma banda de rock no final dos anos 1990, mas quando a oportunidade de assinar com uma gravadora surgiu, Murphy a recusou e decidiu seguir o caminho da atuação. Como ator, começou a estrelar em teatros, filmes independentes e curta-metragens.

    De Batman à Peaky Blinders

    Em 2003, Cillian Murphy começou a chamar a atenção da mídia após protagonizar o filme Extermínio (28 Days Later), do diretor Danny Boyle, mostrando seu grande potencial como ator.

    Não demorou muito para que seu talento fosse notado, pois, em 2005, Murphy integrou um dos maiores projetos do diretor Christopher Nolan, Batman: Begins.

    A princípio, era para Cillian Murphy interpretar Bruce Wayne, o alter ego de Batman. O ator inclusive chegou a fazer testes para o papel, mas Nolan, como sempre um grande visionário, achou que, devido à sua personalidade, seria muito mais promissor colocá-lo como um dos antagonistas do filme. E foi assim que ele se tornou Jonathan Crane, o Espantalho.

    Murphy se tornou um dos atores preferidos de Chistopher Nolan, e esteve presente em outras grandes produções como A Origem (2010), Dunkirk (2017) e novamente como vilão em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

     

    Continua após o anúncio
    Cena do filme Batman: Begins (2005)Reprodução

    O eterno Tommy Shelby

    Foi em 2013 que Murphy passou a integrar o projeto, até então desconhecido, Peaky Blinders. A série da BBC que não possuía grandes pretenções acabou se tornando um dos maiores sucessos da atualidade.

    O semblante que expressa frieza, calculismo e, ao mesmo tempo, elegância, é uma das caracteríticas marcantes que Cillian Murphy usa em prol de seus papéis, em grande maioria como o antagonista da trama, como o controverso Tommy Shelby.

    Hoje, Cillian Murphy completa 45 anos de vida e esperamos que ele continue presenteando o Cinema com seu talento.

    O ator estará em Um Lugar Silencioso: Parte II, ainda sem data de estreia confirmada.

    Veja mais