cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cine Arte Lilian Lemmertz fecha suas portas neste domingo

    Por Da Redação
    30/05/2010

    O Cinearte Lilian Lemmertz, em São Paulo, encerra suas atividades neste domingo (30/5), após dez anos em funcionamento. Segundo comunicado oficial, a razão seria falta de apoio financeiro por parte do poder público para manter a programação da sala de cinema feita, principalmente, de filmes nacionais.

    Veja o comunicado oficial:

    "É com grande tristeza e indignação com o poder Público e privado que iremos encerrar as atividades do Cine Arte Lilian Lemmertz.

    Apresentamos a Secretaria do Audiovisual, projeto para ser feito uma parceria com o Fundo Nacional de Cultura, em 2004, e obtivemos a resposta que não havia disponibilidade financeira para aquele ano e que reapresentássemos novamente em 2005 o projeto e foi o que foi feito. Infelizmente até hoje não conseguimos resposta nem falar com nenhum responsável da área.
    Não apenas o Poder Público é indiferente a esta situação, o Poder Privado também pois aos distribuidores e exibidores multinacionais, não interessa ter uma sala de qualidade que exiba exclusivamente filmes brasileiros. As empresas privadas em geral só interessa investir com isenção fiscal.

    Vale lembrar que os filmes “Brasileiros” em sua grande maioria, são propriedade de produtores multinacionais que em parceria ou sociedade com as distribuidoras, hoje também exibidoras criam todo tipo de barreiras para impedir a livre exibição dos filmes produzidos com o apoio financeiro das leis de Incentivo e do audiovisual. Hoje os filmes assim produzidos pertencem a estas multinacionais por acordos e investimentos financeiros que os tornaram os verdadeiros donos destas produções. O Ministério da Cultura é o que pode exibir independentemente estas produções pois tem centenas de filmes engavetados. Infelizmente não tivemos a sua parceria.

    A intenção inicial e atual do Cine Arte Lilian Lemmertz foi sempre de exibir exclusivamente cinema brasileiro. Fomos obrigados a exibir filmes de produções estrangeiras, mas sempre aqueles conceituados como os de arte, mas a nossa utopia de exibir o nosso cinema nunca deixou de existir

    Durante 10 (dez) anos lutamos muito. A distribuidora de filmes de arte e de algumas produções brasileiras, Polifilmes foi nossa parceira durante todo este tempo. Hoje ela desistiu. Não temos condição de continuar. Seriam 124.000 assentos anuais para o público com entrada gratuita e cujo custo para o Ministério da Cultura, através do Fundo, seria de R$ 300.000,00 ao ano, incluindo a sala totalmente equipada (projetor, ar condicionado, etc) com técnicos e administração mais a divulgação da programação, ou seja R$ 25.000,00 mensais.

    O Poder Público não financiaria apenas a produção de filmes, faria um projeto de exibição em uma sala fixa. Serviria no mínimo como piloto e possibilitaria estar sendo exibido em programação normal, filmes que nunca tiveram esta possibilidade.

    Infelizmente estamos sozinhos, lutamos nestes 10 (dez) anos. Fomos derrotados. A exibição de filmes brasileiros foi derrotada. Viva a invasão cultural. Viva o domínio das grandes distribuidoras e exibidoras dos cinemas no Brasil.

    Nossos pêsames a nós mesmos, ao Poder Público, ao Poder privado e ao povo Brasileiro.

    Tanah Corrêa
    Diretor em Artes Cênicas
    Espaço 2 de Artes"


    CINE LILIAN LEMMERTZ
    Rua Clélia, 33 - Shopping Pompéia Nobre - Lapa
    São Paulo - SP