cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cine Belas Artes ganha novo nome e será reaberto em maio

    Parceira com a Caixa Econômica Federal vai viabilizar retorno
    Por Ana Carolina Addario
    28/01/2014

    Boa notícia para os cinéfilos paulistanos: o Cine Belas Artes vai voltar a funcionar. O cinema fechou suas portas em março de 2011 após a perda de patrocínio e falta de verba para sustentar suas atividades.

    [Atualizado] O anúncio oficial da reabertura do tradicional cinema do centro de São Paulo acontece nesta terça-feira em evento organizado pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Caixa Econômica Federal, que a partir de agora passa a ser responsável pela manutenção do local.

    Por este motivo, o cinema passa a se chamar Cine Caixa Belas Artes.

    A reabertura também já tem mês para acontecer: maio. Mais informações devem ser liberadas em breve pelos novos administradores.

    História

    Localizado no centro de São Paulo, o Cine Belas Artes abriu suas portas para o público paulistano em 1943. Famoso por prestigiar um circuito mais alternativo, o cinema era referência no universo cultural da cidade. Suas sessões ficaram em cartaz durante 68 anos e foram encerradas após o anúncio da retirada do patrocínio do HSBC. O cinema foi fechado após o dono do imóvel, Flávio Maluf, cobrar dos sócios um aluguel anual que superava R$ 1 milhão.

    Para quem não se lembra, o encerramento das atividades do Cine Belas Artes mobilizou milhares de pessoas na luta pela permanência dos chamados cinemas de rua em organizações como o Movimento Pelo Cine Belas Artes (MBA) e o Eu Quero Belas Artes.

    Sua última sessão foi realizada no dia 27 de março de 2011 e, após seu fechamento, a Justiça realizou uma série de processos para tombamento do local. Hoje, parte da fachada e do prédio do cinema foi tombada como patrimônio histórico da cidade.