cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CINE PE 2014: Festival chega à maioridade e aposta na internacionalização

    Produções da Argentina e Itália dividem espaço com quatro longas de ficção nacionais inéditos
    Por Roberto Guerra
    25/04/2014
    Cine PE

    De cara nova, um dos mais tradicionais festivais de cinema do país inaugura sua 18ª edição neste sábado (26). O Cine PE - Festival do Audiovisual abre sua maratona de filmes, que segue até o dia 2 de maio, com a exibição hors concours da comédia O Grande Hotel Budapeste, do cineasta americano Wes Anderson.

    "O festival representa a diversidade do cinema nacional e agora passa a contar também com produções internacionais importantes, a começar pelo filme de abertura", diz Alfredo Bertini, diretor do evento.

    Com a internacionalização, a programação competitiva terá a partir de agora o seguinte formato: Mostra PE (curtas-metragens pernambucanos), Mostra Curta Brasil (curtas nacionais); Mostra Doc Internacional (documentários nacionais e estrangeiros em longa-metragem) e Festival de Cinema de Internacional (longas de ficção nacionais e estrangeiros).

    Quatro produções nacionais inéditas (O Menino no Espelho, Muitos Homens Num Só, Romance Policial, Mundo Deserto de Almas Negras), além de uma argentina (Todos Tenemos Un Plan) e uma italiana (Anni Felici), compõem a Mostra Festival de Cinema de Ficção Internacional. A Mostra Doc Internacional terá quatro filmes, sendo dois brasileiros (Corbiniano, O Mercado de Notícias) e dois portugueses (E Agora? Lembra-me, 1960). O longa-metragem Getúlio, de João Jardim, será exibido também como hors concours na Sessão Especial Petrobrás, na segunda noite do festival (27 de abril).

    As exibições serão realizadas no Teatro Guararapes, no CECON (Centro de Convenções de Pernambuco), em Olinda. O encerramento, no dia 2 de maio, deixa Olinda e ocorre no tradicional Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, no Recife. 

    Homenagens

    O Cine PE homenageará os 50 anos do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Grande marco do Cinema Novo, o emblemático longa-metragem foi lançado em 1964, às vésperas do golpe militar e, logo em seguida, concorreu à Palma de Ouro em Cannes. Outras duas homenagens artísticas serão à atriz de cinema, TV e teatro Laura Cardoso, com presença confirmada no evento, e ao ator, diretor e crítico de cinema cearense José Wilker, falecido no último dia 5 de abril.

    Serviço: Cine PE – Festival do Audiovisual (Abertura)
    Quando: 26 de abril (sábado) a partir das 19h
    Onde: Cine-Teatro Guararapes – Centro de Convenções (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n)
    Quanto: Inteira R$ 10,00 / Meia R$ 5,00
    Programação (dia 26):

    -Mostra PE (curtas-metragens pernambucanos): Tesouros do Araripe: Os Fósseis e a Comunidade, de Tito Aureliano; Au Revoir, de Milena Times; Pontas de Pedros e Pedras, de Hermano Figueiredo; Severo, de Danilo Baracho; Rabutaia, de Brenda Lígia.

    -Mostra Curta Brasil (Curtas-metragens Nacionais): O Filho Pródigo (SP), de Felipe Arrojo Poroger; Linguagem (RJ), de Luiz Rosemberg Filho; No Tiro do Bacamarte ... Explode a Cultura Pernambucana!, (PE), de Xisto Ramos; No Movimento da Fé (PA), de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes; Notícias da Rainha (PR), de Ana Johann.

    -INTERVALO

    -Mostra Especial Hors Concours: O Grande Hotel Budapeste (EUA), de Wes Anderson.

    Mais informações: www.cine-pe.com.br