cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cinema no Rio São Francisco chega à 6ª edição

    Por Da Redação
    07/09/2010

    Uma expedição cinematográfica no vale do São Francisco. Talvez seja esta a melhor definição para o projeto Cinema no Rio que, desde 2004, cuida de popularizar e difundir a sétima arte, exibindo filmes nacionais nas comunidades ribeirinhas. Nestes seis anos de existência, o projeto percorreu o rio São Francisco da nascente à foz, passando por municípios dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Nessas localidades, o cinema é finalmente descoberto e, nas poucas que um dia tiveram cinema, o projeto traz a lembrança dos bons e velhos tempos em que assistir a um filme era o melhor programa.

    Em 2010, o projeto irá percorrer 19 localidades do interior de Minas Gerais e da Bahia entre os dias 8 de setembro e 2 de outubro. A programação é gratuita, com exibição em praça pública, e inclui desde os clássicos até alguns dos mais recentes lançamentos cinematográficos produzidos no Brasil. “A expectativa da população é grande. Todos comentam as sessões anteriores e estão ansiosos para receber o cinema este ano”, conta Inácio Neves, coordenador do projeto que, na fase de pré-produção, está percorrendo todo o trajeto das exibições.


    Programação

    Em cada uma das 19 localidades participantes do Cinema no Rio, serão realizadas duas exibições de longas-metragens, em película 35mm, e pelo menos uma projeção de animação e uma de curta-metragem. Entre os destaques dessa edição estão os filmes Mutum, de Sandra Kogut, e O Menino da Porteira, de Jeremias Moreira. Entre os curtas, o premiado Retrato Pintado, de Joe Pimentel, e a animação de Ítalo Cajueiro A Moça que Dançou Depois de Morta. Em cada sessão é projetado também um vídeo feito em torno de depoimentos e impressões dos moradores da comunidade, onde está acontecendo a exibição.

    Ainda na programação, o Projeto conta com a Oficina Imagem em Movimento, que tem por objetivo explicar o princípio básico do cinema, por meio da confecção de dois brinquedos ópticos - o Traumatrópico e o Flip-book. Acompanhando o projeto, um antropólogo realizará um levantamento das manifestações artísticas e culturais de cada comunidade visitada. Serão registradas peculiaridades e expressões locais por meio do contato com a população e suas histórias.


    CINEMA NO RIO SÃO FRANCISCO 2010
    De 8 de setembro a 2 de outubro
    Locais:

    MINAS GERAIS
    Felixlândia
    Andrequicé
    Buritizeiro
    Pirapora
    Barra do Guaicui
    Ibiaí
    Ponto Chique
    Cachoeira da Manteiga
    São Romão
    São Francisco
    Pedras de Maria da Cruz
    Januaria
    Itacarambi
    Mathias Cardoso
    Manga

    BAHIA
    Malhada
    Carinhanha
    Angico
    Barra do Parateca

    Para mais informações, acesse: www.cinemanorio.com.br