cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cinema Novo ganha edição em DVD

    Por Da Redação
    24/06/2002

    Cineastas brasileiros consagrados durante o Cinema Novo serão homenageados com a edição de suas obras completas em DVD. Glauber Rocha (foto), Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Luiz Sérgio Person e Roberto Santos, além de um conjunto de diversos documentários brasileiros, estão incluídos no projeto. Os DVDs serão vendidos no Brasil, na Europa e na Ásia. A iniciativa é do presidente da Riofilme, Arnaldo Carrilho, que já iniciou as negociações dos direitos autorais com as famílias.

    A família de Glauber, representada pela mão do cineasta, Lúcia Rocha, mostrou-se bastante interessada no projeto e não apresentou objeção à cessão dos direitos de autor. A oportunidade para a edição dos filmes do diretor não poderia ser mais propícia: daqui a dois meses completa-se os 21 anos da morte de Glauber Rocha. Além disso, seu filho, Erik Rocha, também cineasta, acaba de receber o prêmio de Melhor Filme Nacional no Cinesul 2002, com o documentário A Rocha que Voa, sobre o exílio do pai em Cuba nos anos 70.

    Os filmes do diretor Joaquim Pedro serão lançados em um conjunto de seis discos que, além dos longas, trará o material de pesquisa acumulado pelo diretor para cada um. Os DVDs terão menus em português e inglês, além de legendas em seis línguas. O lançamento deve ocorrer até o fim do ano.