cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tendência? O cinema e a TV estão apostando no "feel good"

    Títulos de sucesso no cinema e na televisão estão ajudando a emplacar uma onda de otimismo jamais vista anteriormente
    Por Da Redação
    20/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Com a pandemia do novo coronavírus que assola nações e nações, problemas ambientais que atingem o Globo, as complicações políticas, entre outros fatores, nosso mundo anda um pouco difícil demais. Por isso, cada vez mais é necessário utilizar as séries e os filmes para uma dose de escapismo.  

    Felizmente, muitas produções que estão sendo altamente bem recebidas pela crítica e pelo público estão nos ajudando a superar esses momentos tão difíceis. 

    Quase como uma tendência, hoje em dia, parece que a indústria está apostando as suas fichas em histórias felizes, que inspiram, com personagens que nos ensine a olhar a metade cheia do copo. 

    Séries como Ted Lasso, This Is Us, Schitt's Creek, e filme como Em um Bairro de Nova York, que estão fazendo sucesso, estão ajudando a emplacar uma onda de otimismo nunca vista antes. 

    Acompanhe a leitura para saber mais.

    Ted Lasso é o campeão do otimismo na televisãoDivulgação (Apple)

    Acabamos de passar por uma era televisiva e no cinema pautada pela figura do anti-herói americano. Homens difíceis tomando decisões pesadas, com mortes, tramoias e muita complicação. Contudo, agora, o contrário está na moda. 

    Cada vez mais filmes e séries de televisão estão centralizando mensagens de esperança, que ajudam a sublinhar a importância dos valores humanos, bondade e a necessidade de se manter positivo. É comum que narrativas pautadas em otimismo tendem a se tornar proeminentes quando nossa cultura está coletivamente angustiada ou sem esperança.

    Em 2001, enquanto os Estados Unidos estava se recuperando do atentado de 11 de setembro, o público americano encontrou conforto na oitava temporada de Friends, que ia ao ar simultaneamente. O resultado disso? No final daquela temporada, a série dos seis amigos de Nova York, pela primeira vez, ficou em primeiro lugar na audiência como o programa de televisão mais assistido da América e, também pela primeira vez, a famosa comédia ganhou um Emmy como melhor produção. 

    Oitava temporada de Friends, que foi ao ar enquanto os Estados Unidos ainda se recuperava do 11 de setembro, alcançou o número 1 na audiênciaDivulgação (Warner)

    Recentemente, Ted Lasso, outra série popular que fala diretamente sobre fé, esperança e amizade, fez história no Emmy e se tornou a primeira temporada de série de comédia mais indicada de todos os tempos na premiação. 

    É um aceno da indústria como esse que nos mostra que valores como bondade estão na moda. Similar à Schitt's Creek, que durante a pandemia, em 2020, se tornou uma das séries mais assistidas da televisão e fez a rapa nas categoriais de comédia do Emmy.

    Histórias calcadas no otimismo e na esperança nos dão um brilho nos olhos que nos ajudam a enfrentar tempos difíceis. Ao mesmo tempo que nos desafiam a enfrentar as situações difíceis em nossas próprias vidas para podermos melhorá-las. 

    Em séries como O Gambito da Rainha, por exemplo, acompanhamos uma gênia tentando superar as adversidades impostas por uma infância difícil e um vício em drogas, mas, que no fim, consegue combater seus obstáculos e realiza os seus sonhos. Já em Wandavision, a Feiticeira Escarlate precisa encontrar uma forma de superar o luto e a dor para dar continuidade à sua vida. 

    E é agora, neste momento tão difícil, que precisamos, assim como o próprio treinador Ted Lasso, exigir um otimismo implacável — dentro ou fora das telas — para termos mais chances de enxergar um amanhã melhor. 

    Leia mais