cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Clima de Guerra Fria no cinema

    Por Da Redação
    18/06/2002

    EUA e Rússia estão revivendo um clima de Guerra Fria, dessa vez no cinema. Isso porque a produção russa mais cotada deste ano, a saga patriótica Zvezda, foi deixada para trás pelas estréias das superproduções norte-americanas no país, entre elas Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones. Os produtores russos protestam contra o preconceito dos exibidores, que preferem ter em suas telas filmes de Hollywood, pois a audiência é garantida. Segundo o Ministério da Cultura, os filmes nacionais detém apenas 7% do mercado.

    Diretores de prestígio, como Nikita Mikhalkov, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1994 pela alegoria anti-Stalin Burnt By The Sun, e Alexander Sokurov, de Russian Ark, a única produção do país a concorrer no Festival de Cannes 2002, afirmam que os filmes russos são "destinados a uma audiência limitada", pois são considerados arte, e não um bem de mercado, como ocorre nos Estados Unidos.

    Os diretores se mostram mais otimistas do que os produtores e distribuidores russos, afirmando que, apesar de ser pequena, há uma produção cinematográfica de qualidade na Rússia. Ainda assim, as dificuldades para divulgar o cinema russo, nacional e internacionalmente, são grandes, diante de um mercado tão abrangente quanto o dos EUA.