Sem Bacurau e Minari, Druk, longa sobre bebedeira, é favorito ao Oscar
Com Minari fora da lista de indicados a Melhor Filme Internacional, algo que faz bastante sentido por se tratar uma coprodução dos EUA, existe um novo favorito ao prêmio: Druk - Mais Uma Rodada, filme dinamarquês com Mads Mikkelsen (Doutor Estranho) e foco na bebedeira.
A comédia dramática comandada por Thomas Vinterberg (A Caça), também indicado ao Oscar 2021 como diretor, acompanha quatro amigos em decadência, todos professores do ensino médio, que testam a teoria de que suas vidas ficarão melhores se mantiverem um nível constante de álcool no sangue.
Em um curto período de tempo, os quatro membros do grupo consideram seu trabalho e sua vida privada mais agradáveis. Martin (Mikkelsen), em particular, está maravilhado por se reconectar com sua esposa e filhos. Eles então concordam em levar experimento adiante e aumentar o consumo de bebidas.
O curioso é que a inspiração para a trama veio da própria filha de Vinterberg, Ida, que contou histórias sobre a cultura da bebida na juventude dinamarquesa. Além disso, o filme foi baseado em uma peça que o próprio cineasta escreveu enquanto trabalhava em Viena.
Durante a produção, os quatro atores principais e o diretor se encontravam para beber a fim de se livrarem de constrangimentos na frente uns dos outros. Eles também assistiam pessoas bêbadas no YouTube para entender melhor como as pessoas completamente embriagadas agiriam.
O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 12 de setembro de 2020 e foi lançado na Dinamarca em 24 de setembro de 2020 pela Nordisk Film. Esteve também na Mostra de São Paulo.
No Oscar 2021, o filme concorre nas categorias Melhor Longa-Metragem Internacional e Melhor Diretor. No Globo de Ouro, Druk perdeu para Minari, mas recebeu quatro indicações ao Bafta, o Oscar britânico. Agora, sua vitória é dada como certa na categoria internacional por diversos analistas de Hollywood.
No Brasil, a Vitrine lança o filme nos cinemas no dia 25 de março.