cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Começa em Nova York o Festival de Tribeca

    Por Da Redação
    23/04/2008

    Tem início nesta quarta-feira (23/4) o Festival de Tribeca, que ocorre na cidade de Nova York (EUA) até 4 de maio. O festival é realizado anualmente na cidade desde 2003 e foi co-fundado pelo ator Robert de Niro com o objetivo de levantar a economia e a cultura da cidade após os ataques terroristas ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

    Na quinta edição, o evento já emprega mais de dois milhões de pessoas, movimentando mais de US$ 425 milhões da economia da cidade. Hoje em dia, o Festival de Tribeca encontra espaço no calendário cinematográfico mundial, tendo se tornado o principal evento do gênero na cidade de Nova York.

    A abertura ocorre na noite desta quarta-feira (23/4), com a exibição da comédia Baby Mama, com Tina Fey e Amy Poehler, e será seguida por uma festa somente para convidados, realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York.

    A reputação do Festival de Tribeca foi construída nos últimos cinco anos principalmente em cima dos documentários que exibiu nas edições anteriores e, na de 2008, o quadro não é diferente. O novo documentário do mestre Errol Morris, Standard Operating Procedure - premiado em Berlim - está na programação do evento, assim como o documentário produzido por Madonna I Am Because We Are, sobre órfãos portadores do vírus HIV que vivem em Malauí, país da África oriental. Pray the Devil Back to Hell, Kassim the Dream e Gunnin' for That #1 Spot, do músico Adam Yauch (membro do Beastie Boys), completam a lista de documentários em cartaz no festival até dia 4 de maio.

    Brasileiros - O Festival de Tribeca receberá a primeira exibição de Tropa de Elite após sua consagração no Festival de Berlim, onde foi premiado com o Urso de Ouro, concedido ao melhor filme em competição de acordo com o júri especializado. Sua exibição ocorre na quinta-feira (24/3).

    Outro longa-metragem brasileiro a fazer parte da programação do festival é Cinturão Vermelho. Dirigido por David Mamet, o longa será exibido pela primeira vez em público e conta com a presença de dois dos jovens atores brasileiros que mais brilham no exterior atualmente: Rodrigo Santoro e Alice Braga. Mas o filme que deve causar mais burburinho é Speed Racer, que estréia mundialmente em 9 de maio.