cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Começa hoje o 14º Vitória Cine Vídeo

    Por Da Redação
    12/11/2007

    Começa hoje, e vai até 17 de novembro, a 14ª edição do Vitória Cine Vídeo, festival de cinema do Espírito Santo. A mostra competitiva do evento exibirá 31 curtas e médias-metragens, 12 animações e 57 vídeos. Os filmes serão apresentados de segunda a sexta-feira, no Teatro Glória, a partir das 19h30. Já os vídeos poderão ser assistidos no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), às 12h, também de segunda a sexta-feira. A entrada é franca.

    Dentre os curtas e médias selecionados para a mostra competitiva estão Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, documentário de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, que mostra imagens perdidas há 50 anos do compositor, na comemoração do IV Centenário de São Paulo; Tarantino's Mind, curta de Selton Mello e Seu Jorge sobre a obra do diretor de cinema americano; Igrrev - Igreja Revolucionária dos Corações Amargurados, documentário de Carlos Magno Rodrigues sobre a religião evangélica pentecostal; e Saliva, ficção que retrata as dúvidas e medos de uma menina prestes a dar seu primeiro beijo.

    Participam da mostra de vídeos O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filme, com direção de Marcelo Yuka, Júlio Pecly e Paulo Silva e estrelado por Natália Lage e Leandro Firmino; Touro Moreno, documentário que narra a saga do lutador homônimo de Vale-Tudo, dentro e fora dos ringues; e Contratempo, sobre a história de homem que abandona tudo para realizar o sonho de se tornar um músico profissional.

    Além da Mostra Competitiva, o 14º Vitória Cine Vídeo terá programação paralela: lançamento de longas inéditos no Estado, como Pindorama, de Roberto Berliner, Leo Crivellare e Lula Queiroga, Santiago, de João Moreira Salles, e Rita Cadillac - A Lady do Povo, de Toni Venturi; projeto Cinema na Praia, com a exibição de um filme nacional na Curva da Jurema; Cine Galpão Itinerante, circuito itinerante com exibição de curtas em bairros da capital; e um festival de cinema exclusivamente dedicado às crianças, o 8º Festivalzinho de Cinema, com lançamentos de livros, oficinas audiovisuais e encontros diários com os realizadores.

    O Festival também promoverá o lançamento do curta de animação Ele, com roteiro, direção e animação de 150 alunos da rede pública de Vitória que participaram das oficinas do Projeto Animação em 2007. Homenagem a Noel Rosa, o curta será exibido com trilha sonora ao vivo, apresentada por jovens do Programa Vale Música - Orquestra Jovem da Academia de Ensino e Banda de Congo Mirim da Ilha.

    Este ano, a homenageada do evento será a atriz Dercy Gonçalves (Absolutamente Certo!) que receberá, no Teatro Glória, o Troféu Marlin Azul e uma edição especial do Caderno do festival, dedicado a sua vida e carreira no cinema.