cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Começa hoje o Festival de Sundace

    Por Da Redação
    18/01/2001

    Começa hoje, em Park City, Utah, Estados Unidos, o Festival de Sundace, que um dia já foi palco das produções independentes e serviu de trampolim para muitos atores e diretores. Digo "já foi" porque é cada vez mais difícil definir em Hollywood o que é um filme independente. Pelo que sei, filmes independentes são aqueles de orçamento baixo, atores desconhecidos, sem efeitos especiais etc. Bem, mas nos últimos anos, vários filmes ditos “independentes”estão perdendo estas características. Este ano, por exemplo, muitas das produções do festival contam com estrelas como Uma Thurman, Kate Winslet, Elizabeth Hurley, Marisa Tomey, Samuel L Jackson entre outras, que de desconhecidas não têm nada. Além disso, muito dos filmes estão embasados por orçamentos generosos.

    O Festival de Sundace surgiu em 1978, mas foi em 1985 que ganhou importância quando começou a ser organizado pelo Instituto Robert Redford. De lá para cá, tem revelado grandes nomes como Quentin Tarantino (Cães de Aluguel) e Steven Soderbergh (Sexo, Mentiras e Videotape).

    Este ano, Sundace bate mais uma vez o recorde de inscrições. Foram 1.759 inscritos. Desses, 115 serão julgados na competição principal e outros 16 para a mostra de documentários.

    Não há nenhum filme brasileiro competindo na seleção oficial, mas na mostra paralela Cinema Mundial, o Brasil será representado por Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, e Amores Possíveis, de Sandra Werneck. O cineasta José Mojica Marins (foto), o Zé do Caixão, é a estrela da Mostra Park City à Meia-Noite. O clássico À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) será a principal atração da mostra. Além disso, será exibido o documentário Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, que retrata a trajetória do diretor.