cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Começa hoje o Festival do Paraná

    Por Da Redação
    05/10/2007

    De 5 a 11 de outubro, na cidade de Curitiba, será realizado o 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino Os filmes selecionados serão exibidos no Museu Oscar Niemeyer (MON), além de oficinas e mostras paralelas em homenagem ao cinema do Oriente e ao cineasta Joaquim Pedro de Andrade.

    Um dos destaques do evento é a Mostra de Cinema Oriental que apresentará oito filmes que formam um panorama da produção cinematográfica em países árabes e africanos. Fazem parte da mostra, os filmes: Mahaleo, de Paes e Rajaonarivelo, Nós e os Outros: Um Retrato de Edward Said, de Emmanuel Hamon, Escritores nas Fronteiras, de Samir Abdallah e José Reynes, Tempo de Espera, de Moufida Tlatli, A Criança Adormecida, de Yasmine Kassari, O Canto de Sanaá e Musical Gazz, ambos de Pascal Privet e Neste Mundo, de Michael Winterbottom.

    O cineasta francês Pascal Privet virá pela primeira vez ao Brasil para participar do júri do Festival. Privet é presidente do Rencontres de Cinéma de Manosque, um encontro de cineastas que está em sua 20ª edição na França e foi criado pelo cineasta francês Jean Rouch.

    Na mostra competitva serão exibidas produções nacionais como Quero, Esses Moços e Jardim Ângela, além do venezuelano O Último Bandoneón, do argentino O Fundo do Mar e do boliviano American Visa.

    No Festival do Paraná, os longas-metragens concorrem nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Música Original. Há também o Prêmio Popular de Melhor Filme escolhido pela platéia. Já os curtas concorrem a Melhor Filme e Melhor Diretor.

    Confira aqui a programação completa do 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino .