cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Começa hoje o primeiro festival brasileiro de cinema na Internet

    Por Da Redação
    16/11/2000

    Começa hoje, dia 16 de novembro, o Brasil Digital - Primeiro Festival de Cinema Brasileiro na Internet.

    Durante 30 dias, 30 filmes brasileiros de curta duração estarão disponíveis on line para votação de público e do júri especializado. Mais 10 filmes estarão na mostra não-competitiva.

    O Brasil Digital será um festival exclusivamente na Internet. É o primeiro festival brasileiro deste gênero no país. O público poderá assistir aos filmes, vídeos e animações através da tecnologia streaming media do Realplayer (plugin que você pode obter gratuitamente na rede), bastando para isso estar conectado à Internet, acessar o site do festival (www.brasildigital.com.br), clicar no título de sua preferência, e votar naquele que mais gostou. Os vencedores do festival Brasil Digital deverão ser anunciados no dia 15 de dezembro. O objetivo do festival é estimular a produção de filmes e vídeos de curta duração para a Internet.

    O Brasil Digital quer acompanhar a nova tendência do cinema digital e do microcinema, cinema on-line exibido na Web. O acesso às câmeras de vídeo digital, aos sistemas de edição não-linear e às tecnologias de streaming vídeo estão dando novas possibilidades aos realizadores, transformando a linguagem da imagem em movimento. O Brasil Digital quer contribuir para o fortalecimento desta linguagem que surge com este novo suporte.
    Se para os realizadores surge este novo desafio, para o espectador surge também uma nova forma de assistir filmes. Nada de sala escura, contemplação passiva ou tempo para a pipoca. Com o Brasil Digital, o espectador vai ser convidado a participar, a escolher seus filmes favoritos e a fazer sua própria programação. E o melhor de tudo é que estará vendo trabalhos brasileiros. Isto abre um novo espaço de exibição para o audiovisual nacional, que encontra grandes dificuldades na sua distribuição e exibição, lhe dando também uma visibilidade mundial.

    O Brasil Digital é um festival competitivo que vai contar com dois júris. O Júri Popular que vai escolher a melhor obra através de votação direta, e o Júri On Line Brasil Digital, formado por especialistas da área, que escolherá os melhores de cada categoria.