cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Começa hoje o RECINE

    Por Da Redação
    11/12/2006

    A partir de hoje (11) até sexta-feira (15), será realizado no Rio de Janeiro o RECINE - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que chega este ano à quinta edição. A abertura será hoje (11), às 18h, na galeria e no pátio do Arquivo Nacional, no Centro da cidade, com exibição do filme Moments Choisis - Historie du Cinema - Trechos Escolhidos, de Jean-Luc Godard, em versão inédita no Brasil.

    O evento tem o objetivo de oferecer ao público imagens raras, debater as dificuldades no trabalho de arquivo e preservação dos registros filmográficos, tornar os acervos depositados nas instituições de arquivo mais acessíveis aos pesquisadores, realizadores e cinéfilos em geral, e estimular a utilização destas imagens para a realização de novas obras audiovisuais. As projeções e debates acontecem no Arquivo Nacional do Brasil com exibição de filmes ao ar livre com entrada franca.

    A programação de filmes do RECINE é composta das Mostras Competitiva, Informativa e de filmes produzidos nas oficinas do Recine. Na Informativa, os organizadores selecionaram alguns clássicos da história do cinema, como Limite, de Mário Peixoto; o primeiro filme de Jean Cocteau, Le Sang d'un Poete; o histórico Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dali; além de um ciclo dedicado a cineastas brasileiros. Para a Competitiva, foram escolhidas produções que tivessem pelo menos 40% de suas imagens retiradas de arquivos.

    Os horários das exibições, workshops e debates podem ser conferidos no site oficial do evento.