Comédia Tel Aviv em Chamas debate conflito entre Israel e Palestina

O filme de Sameh Zoabi deve chegar aos cinemas do Brasil em 22 de outubro

04/10/2020 17h00

Por Alexandre Dias

Tel Aviv Em Chamas vai chegar aos cinemas brasileiros cheio de prestígio. O longa já teve exibições ao redor do mundo e os elogios não são poucos, principalmente por tratar de um tema denso - o conflito entre Israel e Palestina - com bom humor.

Conheça o filme:

Trama e tom

Salam é um assistente de produção na série "Tel Aviv Em Chamas". Certo dia, na volta do trabalho para casa, o palestino é interceptado por militares israelenses. Com o sonho de ser roteirista, Salam começa a ser aconselhado por um dos soldados sobre como ele poderia escrever a produção. E a ideia funciona! Porém, em determinado momento os produtores começam a questionar o rumo da trama. 

Ou seja, basicamente vemos a batalha centenária das duas nações transposta para algo "banal", a série. Essa inocência na discussão de ideias políticas e sociais é uma proposta ótima, visto que estamos acostumados a assistir esse debate em outros filmes de forma melodramática ou sombria. 

Um dos primeiros conselhos do militar, por exemplo, é colocar um personagem israelense da série como um cavalheiro. Outro soldado no local afirma que a produção é "antissemita" e o principal conselheiro de Salam pergunta "o que você esperava?". Ele fez uma piada, mas que não deixa de ser profunda pela discussão que carrega. 

O humor nessa pergunta é apenas uma pincelada do teor cômico do longa. Como o trailer indica, o tom do filme é muito leve, mesmo se tratando de um assunto complexo. Mais uma prova disso é quando Salam surge derrubando o cenário nas filmagens. 

Elenco e produção

Salam é encarnado por Kais Nashif (Rede De Mentiras). O resto do elenco traz nomes como Lubna Azabal (Maria Madalena), Yaniv Biton (Amor em Jogo) e Nadim Sawalha (Syriana - A Indústria do Petróleo). 

A direção foi ocupada por Sameh Zoabi, que é conhecido por ter escrito o roteiro de O Ídolo. Ele também assina o texto de Tel Aviv Em Chamas, ao lado de Dan Kleinman (Ultra Warrior). 

Repercussão

O longa é uma coprodução de vários países, como a própria Israel e Luxemburgo. Essa última nação escolheu Tel Aviv Em Chamas para ser o representante da pátria no Oscar 2020. 

Apesar do filme não ter chegado à lista de indicados, o resultado no Festival Internacional de Cinema de Veneza foi outro. Na seção Orizzonti, Kais Nashif recebeu o prêmio de Melhor Ator. 

Estreia

Tel Aviv Em Chamas está programado para chegar aos cinemas brasileiros no dia 22 de outubro. 

Veja o trailer do filme: 

 

Nesta matéria você leu sobre: Tel Aviv Em Chamas, Rede De Mentiras, Maria Madalena, O Ídolo.

Veja também: 

O Caso Collini e Que Mal Eu Fiz a Deus 2 ganham novas datas de estreia

Filme francês Quarto 212 debate fidelidade no casamento


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus