Como a CCXP incorporou o estilo de vida da cultura pop

Evento mostrou que hoje os filmes, séries e quadrinhos estão no nosso dia a dia

12/12/2019 14h01

Por Alexandre Dias

A cultura pop passou por muitas mudanças nos últimos anos. A conceito do gosto por esses conteúdos passou a ser cada vez menos restrito e, sem coincidências, recebe a alcunha de popular no nome. A CCXP é a personificação dessa alteração de paradigmas, principalmente a recente edição de 2019, que ocorreu entre 5 e 8 de dezembro. 

Há não muito tempo atrás, o mundo dos quadrinhos, histórias de fantasia e jogos de tabuleiro eram relegados a um nicho de pessoas. Nicho esse poderoso e nunca com falta de membros, mas ainda assim um nicho. Atualmente, não só esse grupo aumentou, como se diversificou e se estabeleceu. O mercado do cinema, televisão, literatura, varejo, beleza e muitos outros incorporaram a cultura pop e todos os dias novos conteúdos surgem.

CCXP 2019

A Galápagos, por exemplo, proporcionou o maior RPG do mundo na CCXP 2019, com a participação de 700 pessoas. Isso sem falar nos produtos comercializados no evento, que não se restringem mais apenas à action-figures e gibis. Meias, bonés, mochilas, chaveiros... tudo. 

Não à toa o evento conseguiu esgotar os seus ingressos este ano. De fato, o público aumentou. Não só aquele que frequenta a CCXP, mas os amantes de cultura pop.

Confira alguns exemplos de como essa popularização apareceu na Comic-Con Experience 2019

Roupas próprias para o evento

A dica de ir na CCXP com roupas confortáveis é tão essencial que este ano o evento criou a For Street Heroes, uma coleção de roupas para andar pela feira. E não são somente peças aleatórias e largas, mas sim produtos feitos para agradar a todos os fãs; tanto aqueles que seguem as tendências de moda de perto, como quem só quer aproveitar a CCXP sem desconforto.

Tatuagens geek

A CCXP 2019 recebeu tatuadores da LOI Tattoo esse ano. Os artistas são especializados em desenhos relacionados à cultura pop e o estande deles foi um grande sucesso.

Grande parte do público do evento gosta de tatuagens e a homenagear os filmes, séries e outras obras dessa forma é uma prática e um mercado estabelecido.

Barbearia e maquiagem

A Paramount fez uma barbearia customizada do Sonic em seu estande. Já na atração de Aves De Rapina, a Warner levou maquiadores para deixar os fãs com o rosto da Arlequina

CCXP 2019

A aparência é algo valorizado pelos fãs da CCXP, mas do jeito mais saudável possível. Todos são bem-vindos com os seus respectivos gostos. Não à toa há cosplays muito variados. Independente do visual, há visual, e o público adorou as atrações. 

Cruzeiro

O evento anunciou que em 2021 acontecerá o CCXP Cruise, o cruzeiro da Comic-Con Experience. A feira de cultura pop é um mercado de turismo e agora há a tentativa de diversificá-lo.

A ideia de viajar em um cruzeiro é universal, não dependendo necessariamente de filmes e séries. No entanto, agora ocorre essa junção porque é um momento propício para isso. A empolgação de fazer uma viagem se mistura com a de ver atrações dos seus gostos culturais de perto. 

Veja também:

CCXP19: Confira os cosplays caseiros e profissionais mais incríveis do evento

CCXP 2019: Confira os destaques da sexta edição do evento


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus