cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Como decidir o que assistir no streaming?

    Indicações de amigos? Notas de críticos? Algoritmo?
    Por Thamires Viana
    03/09/2021 - Atualizado há 19 dias

    Como você, geralmente, escolhe as séries ou filmes para assistir no streaming? É uma pergunta difícil de responder já que há muitos critérios na hora de dar o play, não é? Com uma infinidade de opções não só de títulos, mas também de plataformas atualmente, é comum "se perder" na hora da maratona.

    Pensando nisso, decidimos analisar alguns pontos que, geralmente, são usados pelos assinantes de serviços como a Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max para eleger qual será a série ou o filme que valem aquela pipoquinha em frente à TV.

    A dificuldade de encontrar

    Não é de hoje que a forma de escolher alguma coisa no streaming é discutida pelos assinantes dos serviços disponíveis por aqui. A quantidade de títulos lançados todos os meses nas plataformas é uma maravilha, sim, mas também é o motivo pelo qual os usuários estão sempre em dúvida.

    Pense, por exemplo, em quantas séries estão na sua lista aguardando uma chance de serem assistidas. Eu aposto que são muitas! E se ela traz ainda filmes que você salvou para ver em algum outro momento, o número é ainda maior! 

    A série 'La Casa de Papel' se tornou uma febre entre os assinantes da NetflixReprodução

    No entanto, nem sempre essa escolha se torna assertiva como gostaríamos já que, muitas vezes, alguns títulos se destacam aos olhos do público e acabam se tornando populares através do "boca a boca". Vai dizer que você nunca deu o play em algum conteúdo só por ele estar na boca do povo, nos trending topics do Twitter ou nas capas de grandes sites?  

    Atrações como La Casa de Papel, Stranger Things, Lúcifer e The Boys são ótimos exemplos de séries que se tornaram extremamente populares entre o público, virando assunto constante nas redes sociais. 

    Talvez nem fosse o seu gênero favorito ou algo que você daria uma chance se passasse pelo catálogo, mas a vontade de estar por dentro do assunto acaba nos levando a escolher, muitas vezes, por osmose!

    O que pode te ajudar a escolher?

    Com essa dificuldade dos assinantes, os próprios serviços de streaming passaram a facilitar a nossa vida. A Netflix, por exemplo, criou um botão chamado "Surpreenda-me", que consiste em usar de seu algoritmo para escolher algo por você. Para aqueles que adoram dar chances a opções 'aleatórias', a prática vem funcionando super bem por lá. 

    Além disso, a gigante do streaming também usa os dados de seus gostos pessoais para indicar conteúdos através de porcentagens, ou seja, se você assistiu a alguma série de comédia, é provável que a Netflix te indique outra com temática, gênero ou estrutura parecida mostrando que ela é 99% relevante para você. 

    Confira um exemplo:

    Good Girls | Netflix Reprodução / Netflix

    Já o Amazon Prime Video usa de um outro recurso para fazer o público decidir o que assistir. Em todos os seus conteúdos, as notas de avaliação são baseadas com o IMDb, popular site de dados sobre cinema e TV que faz parte da família Amazon. 

    Para aqueles que gostam de saber como estão as avaliações de críticos e público no geral, as notas em questão fazem toda a diferença na hora de dar o play. O mesmo acontece para a escolha de filmes para ver no cinema, por exemplo, com sites como Rotten Tomatoes e Metacritic.

    Nove Desconhecidos | Amazon Prime VideoReprodução

    Já plataformas como HBO Max, Globoplay e Disney+ costumam inserir os conteúdos mais vistos em destaque, mostrando como cada um deles está performando entre o público. Além disso, eles também reconhecem as informações sobre suas últimas escolhas indicando aquilo que mais combina com o seu gosto pessoal.

    Por isso, é bem comum entrar nos catálogos e se deparar com novidades fresquinhas que te chamam a atenção. 

    A ajuda dos amigos e das redes sociais

    Bom, apesar de diversos recursos que as plataformas trazem com a ajuda de algoritmos e gostos dos usuários, mais de 80% do público gosta mesmo é de ouvir dos amigos qual é a série ou o filme do momento, vamos combinar? 

    É fato que esse assunto se tornou muito mais popular com o avanço dos serviços ao longo dos anos, então é quase impossível encontrar alguém hoje em dia que não tenha uma quedinha pelas maratonas! Dessa forma, escolher um título para assistir parece muito mais "confiável" quando temos a indicação de alguém que já assistiu e gostou.

    Prova disso, é que as redes sociais estão lotadas de posts que indicam as atrações que realmente valem a pena ou então de pedidos como "Me indiquem uma série ou um filme" nos stories do Instagram. 

    Seja qual for a sua opção de escolha, o que importa mesmo é se divertir em frente à TV procurando a sua próxima atração favorita! 

    E você, como escolhe suas maratonas? Conte pra gente nas nossas redes sociais

    Veja mais: