Como 'Matrix 4' aconteceu sem Lilly Wachowski?
Avião sem asa / Fogueira sem brasa / Sou eu assim sem você. Futebol sem bola / Matrix sem Wachowskis... Opa, calma aí! Como assim, “Matrix sem Wachowskis”? Por acaso existe a possibilidade de darem continuidade à franquia de Matrix sem a presença ilustre das irmãs?
Se a mentalidade descrita acima também for a sua, creio que temos uma má notícia para você. Não somente existe a possibilidade de deram continuidade à história estrelada por Keanu Reeves com a ausência das Wachowskis, como seu mais novo título é uma realidade. Quer dizer, sem uma delas.
Deixando todo o alarmismo de lado, eis a verdade: Matrix: Resurrections (2021), o quarto título da saga da Warner Bros. foi escrito e dirigido somente por Lana Wachowski. Esta é a primeira vez, desde que iniciaram a carreira juntas, em 1996, que a dupla se separou criativamente em um projeto.
Para além disso, há muito o que se discutir sobre o novo filme que retoma os passos de Neo, Trinity e Morpheus. Mas o principal aqui é descobrir como foi que Matrix 4 aconteceu sem Lilly Wachowski.
Quando foi que os burburinhos de um quarto filme começaram?
Desde 2003, ainda enquanto filmavam o terceiro título da — então — trilogia, Matrix Revolutions (2003), a dupla já havia deixado claro aos colaboradores do projeto que um quarto filme seria inviável, seja lá por quais motivos.
Conforme as décadas foram passando, inúmeros rumores sobre um novo filme foram ganhando força e mais força, ao ponto em que Lily, em 2015, disse ao The Associated Press que “a ideia nesses tempos é particularmente repulsiva.” Contudo, a Warner Bros. aprovou o vindouro 4.º título em 2019.
Bola fora
No ano de 2019, após a confirmação da Warner, o site Discussing Film disse que ambas Lana e Lilly Wachowski voltariam ao universo Matrix para dirigir o longa.
Embora a afirmação não estivesse 100%, todos os rumores que cercavam a produção certamente apontavam para o retorno da dupla criativa por trás da concepção do título. No entanto, eles se enganaram!
Beijinho, beijinho, tchau, tchau
Em agosto do mesmo ano da afirmação falsa dos rumores que apontavam para o retorno da dupla no filme, Lilly contou para a imprensa que definitivamente não estaria em Matrix 4. “Estou um pouco ocupada no momento”, disse ela à Slash Film.
Segundo a segunda metade da dupla, no momento, sua maior ocupação seria a série do canal Showtime Work in Progress. Mas sem descreditar o novo filme, ela, graciosamente, desejou boa sorte a todos os envolvidos. “Torço para que seja melhor que os originais”, ela finalizou.
Pronunciamento oficial
A diretora comunicou oficialmente à imprensa sobre a sua decisão de se ausentar de Matrix: Resurrections. Para ela, a motivação foi extremamente pessoal. “Não queria ‘retroceder para um período tão distante da minha vida”, contou.
Segundo seu relato, a ideia de retomar a saga de Neo era desconfortável para ela, uma mulher trans, que passou anos tentando provar ser uma pessoa diferente. Para ela, retornar ao mesmo ambiente seria relembrar um período em que seu mundo estava desmoronando.
Matrix 4
Matrix Resurrections
Matrix Resurrections realmente rolou sem uma das irmãs e o tom do novo filme pode ser a explicação, que parece até uma sátira do filme original.
O longa tem direção e roteiro assinados por Lana Wachowski e ainda traz no elenco nomes como Neil Patrick Harris, Christina Ricci, Jessica Henwick e Jada Pinkett Smith.
Com distribuição da Warner Bros., o longa já está nos cinemas brasileiros.