Como pode ser a volta de Thanos em Os Eternos, da Marvel

É a chance da Marvel amarrar um dos personagens mais populares do MCU à sua nova franquia

25/09/2020 14h00

Por Daniel Reininger

Os Eternos é a aposta da Disney para a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) ao levar aos cinemas uma das criações mais fora da caixa de Jack Kirby, idealizador do Capitão América e outros personagens icônicos. O filme promete explorar uma das histórias mais interessantes e menos aproveitadas da Casa das Ideias e pode até ter a volta de Thanos.

O vilão apareceu pela primeira vez na cena dos créditos de Os Vingadores - The Avengers, voltou a dar as caras em Guardiões Da Galáxia e em Era De Ultron. Essas aparições prepararam o terreno para Guerra Infinita, que tem foco no personagem, mas não explorou a fundo seu passado. Entretanto, ele morre em Vingadores - Ultimato, então como poderia voltar? Explicamos:

Thanos

Thanos é um daqueles personagens absurdamente poderosos e sedentos por conquistar ainda mais. Criado por Jim Starlin para a Marvel Comics, Thanos teve a primeira aparição em Iron Man #55, de fevereiro de 1973. Filho do Eterno Mentor (A'Lars), líder do pacífico e tecnológico reino de TitãThanos queria o poder e logo se voltou contra seu pai. Eventualmente, consegue conquistar o trono e, em seguida, volta sua atenção à Via Láctea.

No processo de destruir a vida no universo, Thanos se torna um dos senhores da guerra mais poderosos e temidos do universo. Ele governa diversas regiões do espaço e possui controle sobre o exército dos Chitauri, civilização de extraterrestres capazes de imitar outros seres e, cujo objetivo, é eliminar a desordem e o livre arbítrio do universo.

Sádico e cruel, o vilão costuma recrutar crianças e treiná-las pra que se tornem assassinos, como fez com Gamorra (Zoe Saldana) e Nébula (Karen Gillan), que aparecem em Guardiões Da Galáxia. O personagem é intimidante e até mesmo outros vilões evitam contrariá-lo.

Os Eternos

Os Eternos se baseia na ideia dos astronautas ancestrais, popularizada pelo livro Eram os Deuses Astronautas?, lançado em 1968, por Erich von Däniken. Kirby usou essa base para criar os Celestiais, criaturas incríveis e misteriosas da Marvel.

Eles não são deuses, mas são seres de poder imensurável, responsáveis por cultivar a vida em boa parte do universo. Seus experimentos geraram, entre outras, a sub-raça metamorfa dos Skrulls.

Na cronologia das HQs da Marvel, os Celestiais vieram à Terra milhões de anos atrás e fizeram experimentos genéticos com os humanos do planeta. O resultado foram três espécies distintas: os Deviantes, seres monstruosos, os Eternos, humanoides perfeitos, imortais e com poderes variados e os Humanos comuns, sem poderes.

Os Eternos

Os humanos foram escravizados pelos deviantes e assim permaneceram por muito tempo, até que os Eternos entraram em guerra contra os seres monstruosos, libertaram a humanidade e passaram a agir como guias, ensinando o cultivo de terras, técnicas de construção e outras habilidades importantes para se criar uma civilização.

Os Eternos eventualmente estabelecem uma base na Terra. Mais tarde, o líder dos Eternos, Kronos, conduziu um experimento com energia cósmica, que dá errado e altera os genes da raça permanentemente. Por esta razão, todos os seus descendentes possuem uma ampla gama de superpoderes. Após o acidente, Kronos não estava mais em condições de liderar.

Como seus dois filhos, (Mentor) A'lars e Zuras, não conseguiam concordar sobre quem deveria ser seu sucessor, eles decidiram dividir raça em dois ramos. Zuras fundou uma nova cidade e se tornou o líder dos Eternos Olímpicos, enquanto Mentor (A'lars) deixou a Terra e levou um grande número de seguidores com ele. A'lars viajou para a lua de Saturno, Titã, e iniciou uma nova colônia lá. Sua reunião de Eternos tornou-se conhecida como os Eternos Titanianos.

Retorno de Thanos

Nos quadrinhos, Thanos na verdade é um Eterno, filho de Mentor, como mencionado acima. Parte do passado de Thanos já foi explorada em Vingadores: Guerra Infinita, mas o novo filme poderia mergulhar ainda mais em sua história, mesmo com o personagem morto no presente.

A expectativa é que Os Eternos mergulhe na história do MCU apresentando flashbacks de milhares de anos no passado. Lugares como a Babilônia devem aparecer. Outras épocas também poderiam ser utilizadas e podemos ver o retorno de outros personagens importantes. Thanos seria um deles.

Mas qual é exatamente a conexão entre Thanos e os Eternos? 

Bem, é preciso saber que Mentor (A'lars), deixou o planeta ao lado de um grande número de seguidores e criou uma colônica na lua de Saturno, Titã, onde teve um filho chamado Thanos com uma mulher Eterna chamada Sui-San, que estava em Titã na época do evento cósmico que deu aos Eternos seus poderes na Terra, o que significa que Thanos não possui as mesmas habilidades de seu pai.

Mas então por que ele é poderoso? E por que é tão diferente de sua família?

Porque Thanos nasceu com a Síndrome do Desviante, uma mutação no DNA que causa aparência medonha, com algumas semelhanças físicas com os Deviants (mas ainda é um Eterno) e garante habilidades aumentadas. 

Curiosamente, Thanos é também parente de sangue de Thena (que será interpretada por Angelina Jolie), já que ela é filha de Zuras, irmão de Mentor (A'lars), isso significa que os dois personagens são, na verdade, primos de primeiro grau.

Apesar dessa conexão, Thanos tem uma interação limitada com eles nos quadrinhos.

Thanos como um Eterno no MCU

Com a popularidade de Thanos vivido pelo ator Josh Brolin, parece bem possível que o Marvel Studios procure trazê-lo de volta. Até agora, nada foi revelado sobre Thanos não ser um Eterno, então parece provável que sua origem dos quadrinhos tenha sido mantida no cinema.

Vingadores: Guerra Infinita

Em Vingadores: Guerra Infinita, descobrimos que o povo de Thanos foi extinto por causa de uma catástrofe não revelada. Eles foram vistos brevemente no filme, mas estavam distantes. Entretanto, o supervisor de efeitos visuais do longa, Matt Aitkin, disse que Thanos não se parece com seus conterrâneos. Ou seja, faz sentido que ele tenha a Síndrome do Desviante, como nos quadrinhos. 

Muitas evidências apontam para uma aparição de Thanos em Os Eternos, mas será que a Marvel vai aproveitar a chance de amarrar um dos personagens mais populares do MCU à sua nova franquia? Sem falar que pode fazer isso enquanto simultaneamente constrói melhor sua história de fundo. Faz ou não faz sentido esse retorno?

Estamos ansioso para ver se isso vai acontecer.

Lançamento

Dirigido pela chinesa Chloé Zhao (Domando O Destino), a data de estreia de Os Eternos está prevista para 11 de fevereiro de 2021 no Brasil. O trailer é esperado para 2020 ainda, mas não existe uma data confirmada para vermos o primeiro deslumbre do filme.

 

Veja também:

The Boys, série do Amazon Prime, será exibida pelo SBT

Saiba tudo sobre Os Eternos, novos heróis da Marvel Studios

Atores que gostaríamos de ver como Wolverine no MCU

Vingadores: Conheça Thanos, vilão que levará Marvel à Guerra Infinita

Todas as participações de Stan Lee nos filmes da Marvel

Como Deadpool e Wolverine mudaram o cinema

A evolução dos filmes de super-herói no cinema


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus