cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Como vilões do 'Batman' refletem sua mente doente

    Quadrinhos mostram melhor como Bruce Wayne à beira da insanidade
    Por Daniel Reininger
    03/02/2022 - Atualizado há 4 meses

    Batman é um dos personagens mais famosos da cultura pop e um dos principais heróis da DC Comics. com longa história no cinema e na televisão, é um personagem sombrio e perturbado.

    Embora tenha ganhado diversas adaptações, ele nem sempre é mostrado como a pessoa perturbada que realmente é. Entretanto, nos quadrinhos isso fica muito maos claro. Existe, até mesmo, uma famosa teorau que diz que os vilões que o enfrentam refletem sua mente doentia. Entenda:

    Mente perturbada

    Sombrias no início, as histórias do Homem Morcego eram bem diferentes do que conhecemos hoje, com poucos elementos atuais. 

    Ainda nos primórdios, tudo foi reformulado para que as tramas fossem mais leves e, na chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, começaram a aparecer os principais vilões do personagem, sempre marcados pela loucura, como Coringa, Mulher-Gato, Pinguim, Duas-Caras, Charada, Espantalho, Chapeleiro Louco, Cara de Barro e Hugo Strange.

    Sua mente perturbada vem desde a infância, quando a morte de seus pais por criminosos o fez se tornar sedento pela busca por justiça. 

    Como acontece com Batman, a personalidade de Bruce Wayne variou muito conforme o passar do tempo. As histórias mais novas o representam como uma pessoa reclusa que despreza as comodidades trazidas por sua fortuna, enquanto finge ser um playboy despreocupado, para não atrair atenção para si. Wayne guarda seu segredo muito bem e apenas poucas pessoas conhecem sua identidade.

    Atormentado, Bruce criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age possuem o objetivo de intimidar seus adversários. Batman é frio, determinado e implacável, além de grande investigador.

    Facetas de sua mente

    Existe uma teoria bastante popular que sugere que o herói é, na verdade, um paciente do Asilo Arkham. A teoria diz que Bruce Wayne desenvolveu uma doença mental depois de testemunhar a morte de seus pais. A psicose do jovem Wayne se tornou mais grave, fazendo com que ele se imaginasse se tornando o herói Batman.

    A teoria sugere ainda que cada um dos vilões imaginados por Bruce é um reflexo de sua própria psique. Cada vilão representa uma parte separada de seu estado mental, pois ele usa o Batman como uma forma de terapia personalizada.

    Enquanto alguns vilões são insanos, outros são violentos. Se você examinar os principais vilões do Batman, essa teoria parece mais plausível.

    Cena de Coringa, que representaria sua psicoseReprodução

    Vilões e suas facetas

    Coringa - Sua Própria Psicose - sua insanidade representa uma parte da psique de Bruce diferente dos outros vilões. O amor do Coringa pelo caos se opõe à necessidade de ordem de Batman, que contrasta com as crenças do herói, principalmente sua regra que o proíbe de matar pessoas. O Coringa é sua maneira de viver suas fantasias assassinas.

    Harvey Dent - Sua necessidade de justiça - Dent serviu como promotor público de Gotham City antes de ser transformado no vilão desfigurado conhecido como Duas-Caras. O lado negativo da personalidade de Dent reflete a vontade de Bruce de sucumbir ao seu lado sombrio para trazer justiça à qualquer custo a Gotham.

    Victor Fries (Sr. Frio) - Sua Solidão e Depressão - Forçado a viver dentro de seu próprio recinto para sobreviver, ele permanece separado do resto da humanidade. Os aspectos-chave desse personagem são a solidão e o isolamento, o que faz sentido para essa teoria se você considerar a vida de Bruce.

    Hera Venenosa - Sua Necessidade de Proteger Aqueles que Ama - Hora cuida e protege aqueles que ama - mesmo que sejam plantas. Como as plantas geralmente não podem cuidar de si mesmas, a devoção de Ivy a elas é semelhante à compaixão de Batman pelos fracos e inocentes. Batman quebra a lei toda vez que enfrenta um bandido para salvar o inocente, assim como Hera o faz.

    Mulher-Gato - Seus Desejos - Selina Kyle é um daqueles personagens do Universo DC que passou por inúmera, já foi vilã, anti-heroína e devolta a vilã mais de uma vez, mas no final das contas, ela representa uma mulher que faz o que quer por prazer próprio. Em relação a Bruce, ela representa seu desejo de contornar a lei para alcançar objetivos.

    Charada - Sua Natureza Obsessiva - O Charada tem algumas peculiaridades, mas nenhuma tão óbvia quanto sua necessidade de testar aqueles que ele considera de menor inteligência. Ele é extremamente inteligente e, assim como Batman, é um personagem obsessivo. Então não é surpresa que ele se veja em seu inimigo. Como o Charada, Bruce precisa manter seu intelecto desafiado.

    Charada em cena de BatmanReprodução

    Teoria

    É claro que isso tudo é teoria, mas diversos estudos, fãs, análises nos levam a ver os vilões do Batman como facetas de doenças mentais e, bem, o próprio Bruce é um personagem conturbado. 

    Não leve essa ideia a ferro e a fogo, mas fique de olho ao ver esses personagens para descobrir se concorda, ou nao, com esse olhar sobre os personagens da DC Comics.

    Novo filme

    Batman mostrará uma versão mais jovem de Bruce Wayne e pode ser parte importante da nova fase DC nos cinemas. A promessa é que veremos um homem-morcegado mais focado em seu lado detetive, algo pouco visto no cinema.

    O elenco conta com Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Andy Serkis (Alfred) e Colin Farrell (Pinguim).

    O filme de Matt Reeves (Cloverfield) passou por algumas complicações durante sua produção, mas agora vai mesmo chegar aos cinemas. A estreia acontece em 4 de março de 2022.

    Veja mais