Comparamos Jumanji Raiz com Jumanji Nutella, do tabuleiro ao videogame
O clássico Jumanji completa 25 anos como um dos filmes de aventura mais bem sucedidos da história, ainda mais se contarmos seus reboots, lançados em 2017 e 2020.
No filme original, ao jogar um tabuleiro, crianças comuns tinham que lidar com os perigos da selva arremessados contra eles na vida real. Os perigos eram gigantes e eles não tinham habilidades especiais para sobreviverem a tudo aquilo.
Aí vieram os reboots, que transformou os adolescentes que encararam o agora jogo de videogame e foram transportados para o mundo de Jumanji, mas com poderes e habilidades para sobreviverem aos perigos daquele mundo. Até ganharam 3 vidas cada um, algo bem comum em jogos eletrônicos, o que aumenta a chance de sucesso. Aí facilitou, né?
Jumanji 1995
Em 1996 no Brasil, estreou Jumanji, aventura estrelada por Robin Williams e Kirsten Dunst, com direção de Joe Johnston (Capitão América: O Primeiro Vingador). O filme que marcou décadas e até hoje é cultuado pelos mais saudosos.
Na trama, um filho de empresário descobre um baú enterrado nos anos 60 e, dentro dele, um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta, de onde não sai por 26 anos. Anos depois, duas crianças passam a jogar e o libertam, sem saber que o jogo é sobrenatura e muito perigoso.
A única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos e a cidade se transforma em um caos com animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saindo do jogo e invadindo o mundo real.
Jumanji 2017
O anúncio da sequência, que na verdade é um reboot, gerou desconfiança nos mais nostalgivos, que acreditavam que isso estragaria o clássico. Engano!
O filme é dirigido por Jake Kasdan (Professora Sem Classe) e traz quatro adolescentes bem diferente, o atleta Anthony (Ser'Darius Blain), a patricinha Bethany (Madison Iseman) e os "nerds" Spencer (Alex Wolff) e Martha (Morgan Turner), presos na detenção escolar. Obrigados a limpar um porão da escola, descobrem um videogame antigo jogado em um canto.
Sugados pelo console, os jovens caem na floresta e estão prestes a começar a maior aventura de suas vidas vivendo exatamente como os personagens que escolheram para o desafio.
Anthony vira o medroso, porém genial, Moose Fibar (Kevin Hart), Spencer se torna o incrível Dr. Smolder Bravestone (Dwayne Johnson), Bethany dá vida ao azarado e imprescindível Shelly Oberon (Jack Black) e Martha se transforma na destemida e habilidosa Ruby Roundhouse (Karen Gillan).
O legal é que nesse filme é possível realmente conhecer o mundo de Jumanji, vivenciando junto com os personagens as aventuras e os perigos da selva. Só que fazer isso com poderes e habilidades fica fácil!
Comparação
As duas versões são extremamente divertidas e garantem uma bela aventura, porém o original consegue ser mais angustiante, afinal os personagens não fazem ideia no que se meteram e precisam lidar com consequências desastrosas em suas vidas, sem margem para erro. Por isso essa é a versão Raiz.
Já o remake, embora mais atual, é também uma trama leve e infantil. Incorporou muito bem o mundo dos games, mas isso também garantiu algumas facilidade para seus jogadores, por isso essa é a versão Nutella.
Qual você prefere? Eu gosto das duas versões!
Onde assistir
Jumanji (1995) clássico você encontra no Telecine Play, Claro Video, Google Play, Microsoft Store, Looke e Apple TV.
Jumanji: Bem-Vindos à Selva (2017) está na Netflix, Claro Video, Google Play, Microsoft Store, Looke e Apple TV.
Jumanji: Próxima Fase (2019) está na HBO Go, Google Play, Microsoft Store, Looke e Apple TV.